Quer saber se tem direito a receber o auxílio gás? Aqui verá todos os requisitos que deve atingir para receber o vale. Também verá todo o passo a passo de como se inscrever no programa vale gás.
O benefício não é concedido todos os meses, é necessário estará atento a data que irá receber o dinheiro. Não se preocupe, todas as principais informações sobre como se inscrever no vale gás, incluindo o dia de recebimento será apresentado para você;
Esse é um benefício destinado principalmente a pessoas de baixa renda e nas próximas linhas saberá exatamente todas as regras dele, como se inscrever no programa auxilio gás e como é o calendário do recebimento.
O que é o programa vale gás?
O programa vale gás é basicamente um benefício governamental, onde famílias de baixa renda recebem uma quantia destinada à compra do gás para conseguir cuidar de sua família.
A baixa renda deve ser confirmada, caso ultrapasse o valor determinado pela legislação, a família deixará de participar do auxílio gás, esse e outros requisitos serão detalhados mais à frente.
Atualmente, o auxílio gás é pago a cada 2 meses, em 2022 o valor é de R$110,00. Contudo, a estimativa para 2023 é que o benefício do governo volte a ser de 50% do valor do botijão. Precisa ficar atento ao site do Governo Federal, por lá consegue acompanhar todas as novidaddes atreladas ao vale gás.
Segundo uma estimativa do governo federal, a maioria das famílias que recebem o benefício, estão situadas no estado de São Paulo, aproximadamente 438 mil família, já no cenário nacional são mais de 20 milhões de famílias que estão sendo beneficiadas pelo polo vale.
O programa surgiu com o intuito de ajudar pessoas, principalmente por conta da alta no valor do botijão. Além disso, esse auxílio ajudou muito as famílias durante o período da pandemia, onde as pessoas passaram por grande dificuldade financeira devido à crise enfrentada.
Requisitos para se inscrever no programa vale gás
A legislação determina diversos requisitos para que a família possa se enquadrar no programa, então, veja todos eles agora para entender se pode receber o vale gás.
É necessário que a pessoa tenha uma inscrição ativa no Cadastro Único, também chamado de Cadúnico. Este precisa estar atualizado, o máximo de tempo que pode ficar sem atualizar o programa são 2 anos. Se não manter as informações em dia perde o acesso a ele.
A família deve ter uma renda no máximo de 3 salários mínimos, ou seja, R$3.636,00 Também é obrigatório que um dos familiares receba algum benefício de prestação continuada, por exemplo, o bolsa família.
Em regra, a maioria das famílias que têm acesso a outras inciativas do governo conseguem a aprovação do vale gás com tranquilidade.
Como se inscrever no programa vale gás?
A primeira coisa que você deve fazer para consultar se tem o direito de inscrever no programa vale gás é baixar o aplicativo Auxilio Brasil, disponível para Android e iOS.
Após o download ser efetuado acesse ele por meio do seu CPF e também através do NIS. Por meio do aplicativo é possível verificar se pode receber o benefício.
Após isso, poderá se candidatar através do Cadastro Único informando o seu nome, CPF e todos os dados referentes à sua renda.
O procedimento para receber a vantagem é este, agora basta que você aguarde o período de análise e em breve a instituição entrará em contato informando se foi aprovado ou não.
Lembrando que, por se tratar de um benefício destinado a pessoas de baixa renda, a prioridade no atendimento é para quem precisa com mais urgência. Então é necessário ter paciência.
Como receber o auxílio?
Como foi dito anteriormente o pagamento é feito a cada 2 meses, não são todas as pessoas que recebem no mesmo dia. O recebimento é feito conforme o último dígito do NIS, aqueles que tem como final o número 1 recebem no primeiro dia, enquanto finaliza com o número 0 recebe no último.
A numeração vai de 1 a 9, em seguida vem o zero, então levam certa de 10 dias até que todos recebam o vale gás. A data específica do pagamento você consegue verificar através do aplicativo Auxilio Brasil, responsável por distribuir o dinheiro, por lá vai saber quando o dinheiro cair na conta.
O pagamento do vale gás, é de responsabilidade da Caixa, banco que auxilia o Estado nessas questões. Caso tenha um cartão na instituição receberá o dinheiro através de lá, mas caso ainda não tenha pode requerer um somente para receber o dinheiro do auxílio.
Conclusão
O auxílio gás é um grande benefício que auxiliou diversos brasileiros nos últimos anos. Ele atualmente cobre 100% do valor, mas, no ano que vem a porcentagem paga voltará a 50% como era antigamente.
É obrigatório estar com o Cadastro Único em dia, mas, isso não garante que será aceito no programa. A escolha é feita de forma automática por um sistema que identifica quais são as pessoas com maior necessidade de receber o dinheiro.
Sempre levando como principal fator para determinar as famílias que receberão o auxílio, a renda. Lembrando que, a renda por pessoa não pode ultrapassar meio salário mínimo, também é possível receber caso a renda da família em geral não ultrapassar 3 salários mínimos.
Para participar do programa é necessário se cadastrar através do aplicado do auxílio Brasil, informando todos os dados relacionados a sua renda. Além de, delimitar o número de pessoas que moram em sua residência, entre outros dados que a instituição exige.
O pagamento é feito pela Caixa, normalmente as pessoas utilizam a Conta Poupança Social ou a Poupança Caixa Fácil para receber, ambas não cobram taxa e são excelentes para receber o dinheiro. Todas as principais informações referentes ao programa são esses, se cadastre e aguarde a aprovação no programa.
Se ficou alguma dúvida, comente, estamos a disposição para ajudar. Compartilhe a postagem com alguém que está interessado em se inscrever no vale gás, mas, ainda não sabe como fazer isso.