Está amarrotado de contas, já não sabe mais como sair das dívidas? Esse é um problema muito comum enfrentado pela maioria dos brasileiros. Esse erro se dá início a partir do momento de compra, quando a maioria das pessoas simplesmente não analisa todas as possibilidades e o que pode dar errado.
Para que você entenda perfeitamente como sair das dívidas, é importante entender tudo sobre educação financeira pessoal. Infelizmente, a maioria das pessoas nunca nem ouviu falar disso e acabam por não conseguir gerenciar da forma correta o seu dinheiro. Quase sempre, pagando uma conta e criando outra.
Bom, saiba que a educação financeira nada mais é do que você saber exatamente a maneira como o seu dinheiro será gerenciado. Através disso, conseguirá sair das dívidas e não enfrentará mais estes problemas que acabam por tirar o seu sono e ficar com outros problemas de saúde como a ansiedade.
Veja o passo a passo de como sair das dívidas financeiras e entenda tudo que pode estar fazendo para controlar o seu salário da maneira certa. Assim, conseguirá dar o primeiro passo e atingir todas as suas metas.
Vamos lá!
1. Separe todos os seus gastos
A primeira pergunta que deve fazer se realmente visa sair das dívidas é: você sabe exatamente quais contas precisa pagar? Não são poucas às vezes que as pessoas ficam extremamente preocupadas quando sobra um pouco do salário, se perguntando “qual conta eu esqueci de pagar esse mês?”.
Então, precisa organizar suas despesas, separe todas elas, de maneira organizada, de preferência em uma planilha. Com isso, terá mais clareza sobre o tamanho da bola de neve negativa que está. Isso pode ser feito de maneira digital através de aplicativos de controle financeiro como o Mobills, por exemplo.
2. Organize suas fontes de renda
Logo após separar todos os seus gastos precisa pegar e organizar todas as suas fontes de renda. A partir disso, consegue saber se o seu dinheiro paga as contas, mas não sobra nada para lazer ou investir. Caso seja esse o cenário, a maneira de como sair das dívidas é mais simples.
Então, a única coisa que você tem que fazer é arrumar outra maneira de ganhar dinheiro por um curto período. Desse modo, vai conseguir adiantar algumas parcelas das despesas e quitá-las o mais rápido possível, fazendo com que o seu custo de vida diminui.
No entanto, se o cenário é mais preocupante, onde você não consegue pagar tudo e falta dinheiro no fim do mês. Você precisará de uma fonte de renda secundária, para conseguir igualar as contas. Assim, o tempo para sair das dívidas será um pouco maior.
3. Estude educação financeira
Infelizmente, a educação financeira ainda não é ensinado nas escolas e boa parte dos pais não falam sobre isso com seus filhos. Então, precisa buscar livros como O Homem Mais Rico da Babilônia para conseguir entender melhor o processo para ganhar dinheiro, é principalmente o caminho que terá que trilhar para enriquecer.
Sobretudo, ocorre uma mudança na forma de enxergar o dinheiro. Normalmente quem passa por problemas financeiros acaba tendo uma visão equivocada sobre ele.
A maioria das pessoas pensam que o salário é um fim. Contudo, o seu salário atual nada mais é do que o necessário para pagar as contas e invista no seu futuro para que então consiga melhores oportunidades que vão proporcionar uma estabilidade maior.
É importante que se faça essa mudança de mentalidade. Boa parte dos brasileiros são consumistas e vivem endividados. Para você ter uma ideia, dados da Confederação Nacional do comércio de bens, serviços e turismo mostra que 79% dos brasileiros apenas trabalha para pagar contas.
Isso é muito problemático, depois, as pessoas não conseguem investir no seu futuro fazendo aplicações financeiras e buscando conhecimento. O que acaba por impactar diretamente na economia nacional também.
4.Como sair das dívidas: Corte os gastos desnecessários
Bom, após você fazer uma boa análise dos seus gastos perceberá que muitos deles podem ser cortados, pelo menos até você conseguir sair das dívidas. Desse modo, o seu custo mensal diminui um pouco, o que já é um passo importante para melhorar sua situação.
5. Pague as dívidas com juros mais altos
Sempre precisa pagar primeiro as dívidas com juros maiores. Então se você fez um empréstimo ou financiamento primeiro pague essa despesa, pois os juros bancários são os mais elevados.
Se você realmente quer sair das dívidas, a principal coisa que precisa evitar é ficar com o nome negativado. Isso acaba por dificultar sua vida, impedindo que tenha diversas oportunidades no futuro devido à baixa no seu score de crédito.
6. Como sair das dívidas: Evite criar novas despesas
A inteligência para gastar o dinheiro é tão importante quanto a diversificação das formas de ganhá-lo. Deve sempre analisar muito bem todos os fatores antes de comprar alguma coisa. Quantas pessoas você conhece que fizeram uma compra no impulso e depois sofreram algum imprevisto, pois não conseguia mais pagar a despesa? Sempre faço uma boa análise de preferência, não compre nada antes que você tenha no mínimo 2 ou 3 parcelas daquele produto adiantadas.
Além disso, durante o período que busca sair das dívidas o ideal é que não faça nenhum gasto novo além dos essenciais atrelados a alimentação e saúde. O resto, principalmente coisas atreladas ao lazer, devem ser colocadas em segundo plano.
Acabar com o consumismo não é algo simples e leva um tempo para se acostumar. Contudo, verá que fazendo isso depois que quitar as dívidas do seu dinheiro começará a sobrar e então poderá investir da maneira certa para conseguir construir um futuro melhor.
Conclusão sobre como sair das dívidas
Primordialmente, é importante que você faça uma análise de todos os seus gastos e também das suas maneiras de conseguir dinheiro para conseguir ver o quanto está faltando para quitar as contas ou quais as despesas que estão para acabar para fazer com que sobre ao menos um pouco.
Além disso, é fundamental que você estude educação financeira e evite ao máximo o consumismo. A falta de conhecimento sobre o dinheiro atrelado a conta é compulsória, ou seja, comprar as coisas sem analisar todo o cenário é o que mais leva as pessoas ao endividamento.
Seguindo esses passos, não terá muitas dificuldades para conseguir atingir a estabilidade novamente. Os passos não servem apenas para você sair das dívidas, mas também para conseguir fazer o seu dinheiro subir mesmo ganhando pouco visando investir.