Carregando sua Recomendação...

Poupança PF o Que Significa e Quais São Suas Diferenças?

poupança PF o que significa

Poupança PF o que significa e como ela funciona? Sem dúvidas, essa é uma das questões que mais afligem as pessoas que não sabem muito bem o que uma conta como essa oferece e se rende o tanto que dizem.

Além disso, quando se procura sobre poupança PF o que significa é bom que estude detalhes relacionados ao rendimento dessa conta e como ela funciona em diferentes bancos para abrir apenas se for algo bom para você.

Sendo assim, pensando em facilitar sua vida sobre poupança PF o que significa, fique até o final desse artigo e aproveite cada uma das informações sobre o que é de fato essa conta e outras opções do mercado que rendem mais. Boa leitura!

Poupança PF o que significa?

Afinal, poupança PF o que significa e como funciona? A princípio, a conta poupança é qualquer quantia que você guarde da sua renda todos os meses para usar em outro momento. Ou seja, significa literalmente guardar dinheiro para o dia de amanha, seja qual for seu objetivo.

Conta PF Poupança
Conta PF Poupança (Foto: Reprodução)

Aliás, no Brasil, poupança virou sinônimo de uma aplicação financeira muito comum, onde a caderneta de poupança ou conta poupança ganhou força em vários bancos. No caso ela foi criada junto com a Caixa Econômica Federal, em janeiro do ano de 1861.

Na época, o país ainda era um império comandado por D. Pedro II (1831-1899). O principal objetivo era atender os mais pobres da população. Até hoje, essa aplicação é sinônimo de segurança para a vida financeira de qualquer um.

No entanto, quando se entende mais sobre poupança PF o que significa e como funciona, verá que os bancos oferecem outras opções também, sendo interessante que conheça as melhores contas digitais para investir e tenha uma boa educação financeira desde o começo da vida.

Poupança PF o que significa: Rendimento

Por outro lado, ao entender poupança PF o que significa é bom que saiba também qual o rendimento dessa conta tão comentada. Em resumo, o rendimento da poupança hoje é de 6,16%, ao ano, ou 0,5% ao mês.

Essa porcentagem não enche muito os olhos das pessoas e por isso, em muitos casos depois de saber poupança PF o que significa, não são todos que investem nessa modalidade, procurando outras opções. Mas, lembrando sempre que dependerá de cada clientes, cada objetivo e também cada valor investido.

Outros investimentos além da poupança?

De acordo com o que mencionamos antes a respeito do poupança PF o que significa e seu rendimento, existem outros métodos e plataformas de investir que rendem mais do que essas contas, como por exemplo:

1 – Tesouro Direto

Em primeiro lugar dessa lista temos o Tesouro Direto. Mesmo caso não tenha muito dinheiro para investir encontra opções de investimentos seguros. No caso, prova disso são os títulos do Tesouro Direto, que oferecem aplicações a partir de R$ 30,00.

Assim, para se manter funcionando normalmente, o Estado precisa de recursos que vão além daqueles que se tem com a cobrança de impostos. Portanto, ele emite papéis para captar dinheiro e qualquer pessoa investe algum valor.

Em troca, existe o pagamento de juros dentro do prazo que título impõe. Ou seja, quem investe nele está emprestando dinheiro diretamente ao Estado. Sendo assim, são várias as opções de títulos disponíveis para diferentes pessoas, todos eles divididos entre pré-fixados (com o rendimento definido na hora da compra) e pós-fixados (que muda de acordo com uma taxa, como o IPCA e a Selic). Estude sobre as taxas e impostos, para que elas não prejudiquem o retorno da aplicação.

2 – CDB – Poupança PF o que significa

Contudo, quando mencionamos acima sobre os títulos do Tesouro Direto e que eles funcionam como um empréstimo ao Estado pelo qual quem investe o dinheiro ganha uma remuneração, não é mesmo?

Pois bem, a ideia do CDB (Certificado de Depósito Bancário) é a mesma. Mas quem pega os recursos são bancos privados, que usam o dinheiro para emprestá-los a outros clientes. Sendo algo diferente dos títulos públicos, os CDBs cobertos pelo FGC, dentro do limite estipulado.

Além disso, o retorno de um CDB tem ligação ao CDI e quase sempre é maior do que o rendimento das cadernetas e contas poupança, ainda que seja feita a cobrança de IR nesse tipo de investimento. Sendo bem interessante saber poupança PF o que significa e outras opções que rendem um pouco mais.

3 – LCI e LCA

Em contrapartida, as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito Agronegócio (LCA) são opções emitidas pelos bancos para financiar o setor imobiliário e o agronegócio facilitando a vida do investidor.

Só que a grande vantagem desses investimentos é o fato de não existir cobrança do Imposto de Renda (IR), além da cobertura do FGC. Por outro lado, essas letras de crédito costumam ter prazos de vencimento maiores do que ao conhecer poupança PF o que significa. No caso, é ruim para quem não tem muita certeza de quando vai precisar do dinheiro.

4 – Fundos DI

Por último na lista de outras opções de investimentos além de poupança PF e como ela funciona, temos os fundos DI que são opções de investimento que são pelo menos 80% da carteira em títulos públicos, ativos de baixo risco e em cotas de outros fundos do mercado.

No caso, o rendimento desses fundos tem acompanhamento do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), taxa muito próxima da Selic que são os juros referente a economia do Brasil.

Assim, os riscos para quem investe em fundos DI são menores do que ao saber mais sobre poupança PF o que significa. Já que o dinheiro é aplicado em ativos de baixíssimo risco. Não existe cobertura do FGC, mas, em caso de falência do banco, o dinheiro terá proteção. Já que, do ponto de vista empresarial, os investimentos dos fundos não fazem parte do patrimônio da empresa em questão.

Conclusão

Enfim, ao compreender mais sobre poupança PF o que significa, seu rendimento e também os outros modelos de investimento do mercado que oferecem uma porcentagem maior e mais segurança, surge a dúvida: Será que compensa abrir uma conta dessa?

Tudo dependerá do seu objetivo. Isso porque, se pretender guardar seu dinheiro e ter mais rendimento, uma conta poupança não é o caminho melhor. Porém, se pretende aproveitar os serviços do banco que já tenha conta e apenas guardar ele, não importando muito com a rentabilidade, então, sim, compensa. 

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.