Carregando sua Recomendação...

O que Fazer Quando Receber uma Cédula Falsa? Descubra!

'O que Fazer Quando Receber Uma Cédula Falsa

Não sabe o que fazer quando receber uma cédula falsa? Esses golpes ocorrem com grande frequência e muitas pessoas só percebem que foram enganados quando vão comprar algum produto e informam que a nota é falsa.

Existem muitas coisas que pode fazer quando receber uma cédula falsa, como buscar identificar a marca d’água presente nela, mas, se não conseguir fazer isso, mostraremos outros métodos para evitar cair nesse golpe e também o que deve fazer após a identificação da cédula falsificada.

Ademais aquilo que deve fazer quando receber uma nota falsa, vária de cada situação. Fique tranquilo, todos os detalhes serão mencionados aqui. Logo, continue sua leitura para saber exatamente o que fazer quando receber uma cédula falsa.

Recebi cédula falsa no banco, o que fazer?

'O que Fazer Quando Receber Uma Cédula Falsa
‘O que Fazer Quando Receber Uma Cédula Falsa (Foto: Reprodução)

Quem recebe a nota falsa em um banco, não importa se recebeu o dinheiro ao ser atendida ou através do caixa eletrônico. Em ambos os casos você deve buscar falar com o gerente.

Eles têm a obrigação de fazer a troca da nota desde que ela tenha sido recebida no banco. Isso é válido mesmo que você tenha saído da instituição e somente depois percebeu ser uma cédula falsa.

Não precisa perguntar nenhuma documento ou estado bancário para que a troca seja feita. Pois o banco após verificar que a nota é falsa, buscará em seu banco de dados a informação referente à retirada do dinheiro. A partir do momento que todos os dados confirmarem o que disse, a troca será feita de imediato.

Nos casos dos aposentados e pensionistas que apenas fazem o saque no banco, o que deve ser feito?

Mesmo que a pessoa só utilize o caixa eletrônico da instituição para receber sua aposentadoria ou ainda qualquer benefício governamental como o bolsa família. O banco não fica desobrigado a fazer isso somente por conta da pessoa não usar a conta para sua vida pessoal.

A instituição bancária nunca poderá deixar que um usuário de seus aparelhos fique com uma nota falsa. Eles sempre devem fazer a troca para benefício do consumidor.

Quando se recebe cédula falsa em comércio: Como proceder?

Ao receber uma nota em um comércio importante buscar verificar de maneira rápida se aquele dinheiro é realmente verdadeiro, pois muitas vezes as lojas comerciais não fazem a troca do dinheiro após a pessoa sair da loja.

Agora você já recebeu a cédula falsa, não notou de cara que era, só conseguiu perceber quando foi utilizar o dinheiro. O melhor que pode fazer é buscar o banco mais próximo de você para solicitação de uma análise onde verificaram o seu dinheiro é verdadeiro ou falso.

A empresa solicita algumas informações suas como o nome completo, telefone, CPF e endereço.

Ademais, após a verificação se chegarem a conclusão que o dinheiro é verdadeira, a instituição bancária vai te reembolsar.

No entanto, como a moeda não partiu da instituição bancária, caso seja comprovada a sua falsificação, você terá que arcar com o prejuízo. Pois, eles não fazem ou pensar cimento nesses casos. O acompanhamento para análise pode ser feito através do próprio site do Banco Central (https://www3.bcb.gov.br/mecpublico/)

Como identificar uma cédula falsa?

Agora que você já sabe o que fazer quando receber uma cédula falsa, precisa conferir as melhores maneiras de identificar se uma nota é verdadeira ou não.

Então, continue sua leitura!

1. O que fazer quando receber uma cédula falsa: Verifique a marca d’água

Entre todas as maneiras de verificar se uma cédula é falsa essa é uma das mais utilizadas. É muito simples, deve colocar o dinheiro contra a luz em uma área clara. Deve conseguir ver a imagem do animal que representa aquela nota em conjunto com o valor dela, logo abaixo.

Sobretudo esse método é muito eficaz para você que faz muitas compras em dinheiro e está com medo de receber uma moeda falsificada.

2. Fio de segurança

Essa forma de verificação só pode ser feitas nas notas de 10,20, 50 e 100 reais, há um fio de segurança que fica no meio da cédula, ele é muito visível quando você coloca o dinheiro contra a luz.

3. Alto-relevo

As cédulas sempre têm um alto-relevo em algumas partes. Por exemplo, onde está escrito República Federativa do Brasil. Além disso, nas cédulas de 20,50 e 100 também encontra onde está escrito Banco Central do Brasil.

4. Utilize luz ultravioleta

Normalmente os comerciantes adotam esse meio para evitar os golpes que acabam por ser muito frequentes. A luz ultravioleta deve ser colocada na frente no valor da moeda, ela deve ainda ficar visível, mas alterando a sua cor.

Ademais também pode colocar a iluminação sobre o número de identificação que fica no lado superior direito da célula, ela deve ficar amarela e ter uma linha vermelha em sua volta.

Como não cair no golpe da nota falsa?

Hoje é melhor forma de você evitar cair em golpes é aproveitar a tecnologia dos bancos a seu favor. Evite utilizar dinheiro físico e prefira uso do cartão de crédito ou ainda das transferências bancárias que acabam por ser extremamente vantajosas, conseguindo trazer mais segurança.

Os golpes com nota falsa estão ficando cada vez mais frequentes, então você precisa ficar atento para evitar ao máximo situações que façam com que perca dinheiro.

Conclusão: O que fazer quando receber uma cédula falsa

Quando receber uma cédula falsa, o ideal a se fazer é buscar uma instituição bancária, caso tenha feito o saque nela. Assim, poderá reaver o dinheiro de forma mais ágil.

Já quando a nota falsa for derivada de uma loja o certo é utilizar os meios de identificação mencionados anteriormente. Para conseguir solicitar a troca de imediato e não acabar saindo no prejuízo. Ensinamos algumas estratégias para que verifique na hora se a nota é verdadeira ou falsa. Seguindo elas não vai cair nesse golpe.

Tudo o que fazer quando receber uma cédula falsa foi mencionado aqui, agora, deve ficar atento e de preferência utilizar as transferências como o Pix ao invés do dinheiro físico.

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.