Carregando sua Recomendação...

O que é Ansiedade, Como Controlar e Todos os Principais Sintomas

O Que É Ansiedade

Confira agora, todos os sintomas, descubra o que é ansiedade, o que pode estar causando isso em você e principalmente quais os tratamentos disponíveis e quanto tempo leva.

Ademais, descubra os melhores meios para sair de uma crise de ansiedade, além de, entender o que é ansiedade, entenderá como ela começa e qual a forma de ajudar quem tem ela.

Por fim, veja os principais causadores dela, compreenda como funciona, veja o que é ansiedade, quais os tipos e quais os melhores métodos para ajudar quem passa por isso frequentemente.

O que é Ansiedade?

O Que É Ansiedade
O Que É Ansiedade (Foto: Reprodução)

Primordialmente, todas as pessoas têm um pouco de ansiedade, isso é o que muitas vezes faz com que nós tomemos uma atitude a qual temos medo de executar.

Contudo, ela começa a ser um problema quando o medo acaba se tornando tão grande que paralisa a pessoa, impedindo que ela faça suas atividades.

Ademais existem diversos transtornos diferentes ao redor do mundo, em pesquisa recente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) constataram que mais de 280 milhões de pessoas sofrem com isso frequentemente.

Como diferenciar ansiedade normal do transtorno?

Bom, é muito comum que você tenha ansiedade em algumas circunstâncias da vida por exemplo antes de iniciar em um trabalho novo ou prestar um vestibular é comum ficar nervoso e a ansiedade atacar.

Ainda assim, ela não impede que você faça aquilo que deve ser executado e conforme você foca no que está para fazer, ela desaparece. Todavia, a ansiedade que vai prejudicar a sua vida é aquela que gera danos psicológicos e até mesmo físicos na sua rotina.

Por exemplo quem sofre com esse transtorno de uma forma mais forte tem muita dificuldade em trabalhar em alta performance. Ademais você deve estar atento, pois caso a ansiedade esteja forte demais ela pode acabar virando depressão.

Diferenciando o medo da ansiedade

Em primeiro lugar, o medo é um sentimento comum do ser humano é fundamental também para que você entenda quando é uma situação perigosa. Contudo ter medo demais pode acabar impedindo que você viva experiências, simplesmente por medo de falhar ou até por ser tímido demais.

O medo quando não é controlado vai virar uma fobia social (também chamada de transtorno de ansiedade social, é medo de falar com pessoas desconhecidas. Além de, não conseguir estar e interagir em um ambiente com muitas pessoas).

Qual o melhor jeito de identificar o medo? O medo vai se manifestar em situações determinadas, por exemplo, medo do escruto, de altura. Ademais a resposta para o que é ansiedade também pode ser aquele que sofre por antecipação do futuro, ou seja, você que tem ansiedade na verdade está com medo daquilo que pode acontecer. A mente do ansioso faz com que ele crie situações que dificilmente vão acontecer e acaba travando-o para viver experencias novas.

Principais sintomas de ansiedade

Hoje a ansiedade é muito comum e os principais sintomas do transtorno são:

  1. Falta de ar;
  2. Tensão nos músculos;
  3. Batimentos cardíacos acelerados;
  4. Tontura;
  5. Insônia;
  6. Medo constante;
  7. Não se concentra;
  8. Sensação de estar sendo observado;
  9. Agitação das pernas;
  10. Se irrita facilmente;
  11. Fala em um ritmo acelerado;
  12. Não consegue se conectar as pessoas ao seu redor.

Quais os tipos de ansiedade?

É certo dizer que atualmente existem 5 tipos de ansiedade que mais atrapalham a vida das pessoas. Explicaremos todas elas para que você consiga ter uma ideia do que pode estar acontecendo.

Importante lembrar que citaremos as características de cada tipo, mas, para que você tenha um diagnóstico mais completo vá até um psicólogo. ele é a pessoa qualificada para dizer exatamente o que você tem.

1.Transtorno de Ansiedade Generalizada

A pessoa que tem esse tipo de transtorno acaba se preocupando demais com tudo relacionado ao seu futuro, ou seja, suas preocupações então envolver seus estudos, vida profissional, amigos, família e também sua saúde.

Com isso você vai acabar tendo diversas enxaqueca, e terá grande dificuldade para dormir e comer além de ficar muito irritado e sofrer tensão muscular.

2.Síndrome do pânico

A síndrome do pânico pode ser manifestada por conta de algum acontecimento grave, que tenha acontecido com pessoas próximas a você, também acontece por acaso sem que haja nenhum motivo aparente.

Ademais a síndrome do pânico pode fazer você delirar é acabar não distinguindo o que é realidade do que é invenção os principais sintomas são falta de ar, sensação de que está no fim da vida e aceleração dos batimentos.

Esse é um dos tipos mais graves de ansiedade, pois as ações de quem está passando pela síndrome podem ser diversas devido ao delírio.

3.Transtorno Obsessivo Compulsivo

O termo transtorno obsessivo compulsivo é chamado popularmente de TOC, ou seja é aquela pessoa que não consegue ver nada perto dela desorganizado ou fora do padrão que ela deixou, caso isso aconteça ataques de raiva surgem do nada.

A partir do momento em que você perceber que está com TOC, procure urgentemente um psicólogo, pois, isso pode evoluir para um nível onde você não consiga fazer mais nada no seu dia a dia, porque, tudo acabará ativando o transtorno.

4. Fobia Social

A fobia social é um dos tipos de ansiedade que mais aumentou durante a pandemia por conta do afastamento das atividades sociais, devido a situação em que o mundo estava, todos acabaram ficando muito tempo em casa e isso fez com que a ansiedade atacasse em diversas pessoas

Muitos psicólogos como Eslen Dalenogare (especialista em neurociência) afirmam que a  situação pandêmica agravou os quadros desse transtorno. Os principais sintomas são pânico de estar em multidões e pavor de animais.

5. Ansiedade por estresse pós-traumático

Esse é aquele que as pessoas têm após passarem por uma situação traumatizante, quando isso acontece as pessoas ficam lembrando e tendo pesadelos com aquilo. Logo isso afeta diretamente a qualidade no sono e influência em toda a vida da pessoa, fazendo com que ela perca a vontade de fazer as coisas e não consiga trabalhar como antes.

Nessa situação, não há outra opção, deve procurar um psicólogo para que este ajude você a superar essa dor que está sentindo e consiga fazer com que sua qualidade de vida seja melhor.

O que acontece durante uma crise de ansiedade?

A crise de ansiedade normalmente acontece do nada não é possível determinar sua causa. Contudo, pode também vir de algum gatilho, isso variará de acordo com cada pessoa.

Durante a crise de ansiedade os sintomas mais comuns são:

  • Falta de ar;
  • Choro descontrolado;
  • Batimentos acelerados;
  • Medo;
  • Formigamento;
  • Achar que algo gravíssimo está para acontecer;
  • Preocupação excessiva.

Atualmente existem algumas técnicas que você pode utilizar para que a sua ansiedade seja diminuída, conseguindo viver uma vida mais tranquila.

8 formas de combater a ansiedade

Você já tem clareza sobre o que é ansiedade? Explicamos isso para você, mas, relembrando, é a pessoa que pensa demais no futuro.

1. Tenha uma rotina

Ansiedade muitas vezes é atacada por conta das pessoas não terem uma rotina. Sendo assim, você deve desenvolver hábitos frequentes. Comece determinando 1 hora específica em que você deve acordar. Após isso, determine um tempo em que você fará algo que gosta antes de começar a trabalhar.

Então, a partir do momento que você começa a trabalhar, evite coisas que possam acelerar seu batimento cardíaco. Por isso não é recomendado que pessoas com uma ansiedade, façam uso de café e principalmente pré-treino que é muito usado por quem gosta de musculação.

Ok, ter uma rotina é um ótimo passo para controlar a ansiedade, mas, o que fazer quando ela atacar mesmo assim? Nesses casos você deve buscar escutar músicas que gosta e também assistir filmes que já tenha visto. Esses 2 atos são excelentes por que fazem você adquirir um pouco de calma, então vai conseguir enfrentar a crise de ansiedade e superá-la.

Além disso, ela deriva de um pensamento exagerado no futuro. Então uma boa possibilidade para enfrentar isso após ter se acalmado um pouco é começar a pensar em como serão as coisas quando isso acontecer. Desta forma, você volta ao controle da situação e consegue encerrar a crise.

2. Faça atividade física

Outra coisa fundamental que você pode fazer para diminuir a ansiedade é praticar exercício físico de maneira constante. Aqueles que se exercitam no mínimo 3 vezes por semana, conseguem diminuir drasticamente a probabilidade de terem crises de ansiedade.

Afinal, por que isso acontece? Quando você faz exercício físico está melhorando a circulação do seu sangue. Ademais, quando você faz atividade de maneira frequente ocorre a produção de endorfina e também aumenta os níveis dos hormônios serotonina e noradrenalina, ambos ficam em baixa durante o ataque. Por isso, fazer a atividade faz com que a chance de ter uma crise diminua.

3. Pratique meditação

A meditação é uma forma excelente de você conseguir espairecer e parar de pensar nas coisas que estão acontecendo e no que pode ocorrer algum dia.

Hoje existem muitos aplicativos onde você consegue meditar de maneira simples tirando 10 minutos do seu dia, então comece a praticar isso e verá o quão bem isso faz a sua mente e permitirá que você fique mais tranquilo.

Com relação aos aplicativos, um muito conhecido é o Sattva, disponível para Android e iOS. Faça o download dele em seu celular e comece a desenvolver esse novo hábito

4. Não fique se cobrando tanto

Uma das coisas primordiais que quem tem ansiedade deve buscar fazer é não se cobrar tanto e também não se sobrecarregar demais. Além disso, existem situações, que não há o que fazer, elas estão fora do controle de qualquer um.

Sobretudo, o ansioso sempre fica se culpando achando que poderia ter feito algo diferente, mas a culpa somente atacará ansiedade e não consegue superar. Então busque entender por que aquilo aconteceu e se preciso lide com isso através da ajuda de um profissional.

5. Mantenha suas contas em dia

Uma das coisas que mais anda causando ansiedade nas pessoas é a falta de dinheiro. Por isso, você deve desenvolver uma reserva de emergência, estar preparado para caso algum imprevisto aconteça.

Sobretudo existem muitos aplicativos de controle financeiro que podem ser usados tá daqui você saiba você precisa arrumar alguma outra fonte de renda ou diminuir seus gastos para que se enquadrem no seu salário.

Muitas pessoas que ficam endividados têm dificuldade para dormir devido às contas, a partir do momento que você tem um controle sobre sua vida financeira é um problema a menos para se preocupar.

6. Durma mais cedo

Como hoje utilizar dispositivos eletrônicos é algo essencial para que as atividades do dia a dia sejam efetuadas. Todos ficam muito tempo na frente do computador, o problema disso é que você acaba desenvolvendo uma dificuldade para dormir por conta da luz emitida pelas telas desses aparelhos.

Uma alternativa para isso eu utilizar óculos com lentes com proteção conta a luz azul (está é emitida pelos celulares e computadores e impedem que tenha uma noite de sono tranquila).

Para conseguir dormir mais cedo, você precisa ficar longe de aparelhos eletrônicos pelo menos 2 horas antes de dormir, tente adicionar novos hábitos que não envolvam eles e estará diminuindo a intervenção da luz em seu sono.

Quantas horas de sono você deve ter?

O recomendado é que você durma de 7 e 8 horas, dormir menos que isso pode fazer você ter dificuldades para executar suas atividades no dia a dia, então se você tem dificuldade em se manter focado em suas atividades durante o dia provavelmente é porque não está dormindo da forma correta.

Para dormir bem é preciso passar por todos os ciclos do sono, o neurocientista Eslen Delanogare faz uma breve explicação sobre isso, entenda todos eles agora.

  • Sono superficial: essa é a fase em que você está começando a pegar no sono e ela pode levar de 20 até de 40 minutos
  • Profundo: após passar pela outra etapa você chega no sono profundo, nessa etapa do sono é muito difícil que você acorde, ela durará entre 1 hora até 2 horas, você deve ter essa média de horas nessa etapa para conseguir acordar disposto
  • Sono hein: essa é a fase onde você está quase acordado, sempre que você é se lembra de um sonho é porque estava nessa etapa.

Durante a noite quando está dormindo irá oscilar entre as etapas, o mais importante é que você fique mais nas últimas duas. Já teve a sensação de que dormiu por muitas horas, mas ainda está cansado? Isso acontece porque você é apenas ficou no sono superficial este não é suficiente para permitir que você esteja disposto no próximo dia. Fazendo isso, conseguirá ter menos crises de ansiedade durante o cotidiano.

7. Procure ajuda profissional

Por mais que você possa utilizar todos os mecanismos aqui apresentados para diminuir a chance de ter crises de ansiedade, e também precisa procurar ajuda de um especialista, ou seja, procure falar com um psicólogo. Conversando com ele consegue identificar o principal gatilho da crise, então busque ajuda, assim conseguirá conter a ansiedade.

8. Busque o autoconhecimento

Viver novas experiencias e buscar conhecer mais sobre as coisas ajudará você a ter mais controle sobre o problema, então leia livros sobre o assunto e identificará alguma coisa que acaba atacando o transtorno em você.

Você encontra em lojas de varejo como a Amazon, muitos livros que vão ajudar a entender esse transtorno, com o tempo vai saber exatamente o que faz as crises de ansiedade acontecerem.

Quais são os tratamentos para ansiedade?

Com o avanço da ciência a favor desenvolvidos ótimos métodos para que você consiga tratar a ansiedade, mostraremos os mais comuns.

Psicoterapia

Tratamento através da terapia é uma coisa essencial para quem todos que sofrem com ansiedade, existem variados tipos de ansiedade, as principais são:

  • Freudiana: esse tipo surgi a partir dos ensinamentos de Freud, figura extremamente importante para a psicologia. Para ele o melhor tratamento é o autoconhecimento, então a pessoa que sofre com ansiedade deve ler livros, meditar e buscar se compreender. Dessa forma consegue identificar o gatilho que gera ansiedade.
  • Terapia cognitivo-comportamental: nessa forma, você vai tratar problemas específicos, por exemplo, traumas e fobias.
  • Gestalt: trata a pessoa no ambiente, de certa forma, ela aprende a se entender melhor a partir da análise do seu comportamento perante outras pessoas.

Medicamentos para ansiedade

Existem 3 tipos de remédios para quem é ansioso, sendo eles:

  1. Ansiolíticos: amenizam os sintomas durante uma crise de ansiedade
  2. Antidepressivos: esses não geram dependência, procure recomendação do médico para indicar algum que atue na serotonina.
  3. Antipsicóticos: assim com o primeiro vão trabalhar nos sintomas e amenizar o ataque.

Ademais, não faça automedicação, procure um psicólogo ou psiquiatra para que este identifique o que é melhor para a sua situação. Tomar remédios por conta própria podem ter consequências graves, principalmente por não saber a dose correta para usar, nem os colaterais.

Tem como se curar da ansiedade?

Primordialmente, ela é um transtorno relacionado a gatilhos que acabam gerando as crises, então não é possível se curar dela. No entanto, com o acompanhamento do psicólogo e os medicamento corretos pode ter uma ótima qualidade de vida.

Sendo assim, utilize as dicas que demonstramos aqui, procure ajuda profissional e com o tempo terá uma excelente qualidade de vida e as crises vão diminuir consideravelmente.

Com relação à busca do psicólogo muitas pessoas ainda hoje muitos acabam não procurando profissional por acharem que não é necessário. Entenda que, assim como quando você tem um problema físico você procura um médico, também deve buscar o psicólogo para cuidar de sua saúde mental.

Por mais que muitas pessoas achem que isso é desnecessário compreenda que a única forma de resolver o problema é procurando ajuda. Para isso, o psicólogo é a pessoa certa.

Se preferir pode também agendar uma consulta com o psicólogo através do sistema único de saúde (SUS). Procure o hospital ou posto mais próximo de você e peça para agendar 1 hora com o especialista em saúde mental. Assim estará dando início ao seu tratamento ei conforme o tempo foi passando verá que sua qualidade de vida está melhor e as crises diminuindo.

Conclusão sobre o que é ansiedade

Primordialmente, ansiedade é um transtorno onde a pessoa fica pensando muito nas coisas que podem acontecer em sua vida e isso acaba impedindo que ela realize suas atividades.

Além disso, existem 5 tipos principais de ansiedade, os mais comuns atualmente são a fobia social, transtorno obsessivo compulsivo, estresse pós-traumático, cada pessoa vai manifestar um tipo diferente de ansiedade dependendo de qual gatilho seja o causador.

Ademais bons hábitos vão fazer com que você melhore a ansiedade, então é importante que você procure dormir cedo, pratique atividade física, leia livros e os demais hábitos mencionados.

Sobretudo, existem diversos sintomas para quem tem ansiedade, os mais comuns são aceleração dos batimentos, falta de ar, choro compulsivo, ser irritar muito fácil e medo constante.

Existem muitos tratamentos que você pode utilizar para tratar o transtorno. Todavia, hoje o melhor que você pode fazer é procurar o psicólogo, então ele vai saber quais são as próximas etapas do seu tratamento.

Fazendo isso estará mais próximo de controlar o transtorno, se chegou até aqui é porque entende que isso está atrapalhando sua vida. Então você já deu o primeiro passo, agora basta procurar ajuda e buscar melhorar seus hábitos.

Em síntese, explicamos tudo para você sobre o que é ansiedade, seus sintomas, tratamentos é hábitos que podem te ajudar a controlar ela.

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.