Em primeiro lugar, segundo dados do IBGE, até 2021 apenas 26,7% das mulheres tem realizado aplicações no mercado financeiro. Entenda como essas 15 mulheres no mercado financeiro estão lutando para ter mais espaço na área.
O Dia da Mulher não é uma data qualquer, 8 de março é a data que simboliza uma luta constante e diária para ter igualdade nas oportunidades e também nos direitos. Veja a história inspiradora das principais mulheres no mercado financeiro que trilharam seu caminho e hoje tem grande destaque no mundo dos investimentos.
Descubra agora, quais são as 15 mulheres do mercado financeiro, descubra as histórias inspiradoras daquelas que mudaram totalmente o paradigma da área, confira agora, as principais mulheres que marcaram o mundo dos investimentos.
Contexto histórico da luta por igualdade
Durante toda a história da humanidade diversos direitos das mulheres foram ignorados. Isso fica muito claro quando olhamos para o código civil de 1916 onde para que a mulher pudesse desenvolver atividades básicas como o exercício do trabalho era necessário a permissão de seu esposo, além de não terem direito ao voto.
Este cenário somente teve uma alteração relevante com a Constituição federal de 1988, onde no artigo 5º, na primeira linha, a principal lei do país diz que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.
No entanto, ainda que a lei diga serem todos iguais, à desigualdade ainda é presente até hoje, onde em diversas áreas do mercado, as mulheres não conseguem ingressar por conta da dificuldade em conseguir espaço em algumas áreas, principalmente quando se fala em atingir cargos de liderança.
Veja agora a história de 15 mulheres no mercado financeiro que enfrentaram todas as dificuldades impostas pela área e se destacaram chegando a cargos elevados em suas empresas.
História das mulheres no mercado financeiro
1. Vivian Lee
Vivian Lee, atualmente é sócia e também é sócia dá Ibiúna Investimento, desde 2020. Está empresa é um grande destaque no cenário nacional, principalmente quando se fala em fundo de renda fixa, ela atua principalmente na gestão do fundo, se dedicando a gestão do mercado local.
A história de Vivian começa muito antes disso, na BankBoston em 2000, mas, antes de se tornar sócia, seu principal destaque foi quando era analista do Banco Itaú, durante sua atuação na empresa ela ajudou a arrecadar mais de 220 bilhões uma onde ela teve uma grande atuação na estruturação de ofertas, seu tempo na empresa foi entre 2007 e 2013.
Ademais, Vivian também é formada em administração de empresas além de possuir um mestrado em finanças. Ela enfrentou diversos desafios durante sua carreira e hoje tem mais de 20 anos no mercado, se tornando extremamente bem sucedida em sua área, sendo uma das mulheres no mercado financeiro mais bem sucedida.
2. Ana Karina Dias
Ana Karina dias atualmente é a CEO do banco BMG, ela entrou no mercado em 2000 como consultora da McKinsey, ela ficou nessa empresa durante 20 anos, 9 anos desse período ela foi a sócia responsável por estruturar diversos processos na empresa.
A especialização de Ana é estruturar e desenvolver processos de governança a corporativa e temos formação da cultura digital da empresa, por conta da grande competência que Ana tem em sua área ela se destacou e foi convidada no ano de 2020 a ser CEO do banco.
A gestora tem formação em química, mas desde quando começou a prestar a consultoria se destacou tanto que assegurou o grande sucesso na área, sendo muitas vezes dito que Ana tem um conhecimento muito profundo da área e, é uma grande líder empresarial.
Desde quando assumiu a liderança da instituição bancária, Ana vem trabalhando para fazer com que o banco cresça tanto no digital quanto no físico, uma meta que atinge com sucesso, pois, o banco cresce cada vez mais.
Em síntese, assim como Vivian, Ana também tem muito tempo de atuação na área e sempre buscou se destacar em todas as funções que exerce na empresa, por isso, atingiu a liderança corporativa do BMG.
3. Louise Barsi
Louise Barsi é uma investidora que começou muito cedo a realizar suas primeiras aplicações na bolsa de valores aos 14 anos, seu pai Luiz Barsi o maior investidor do Brasil, deu a ela algumas ações como forma de incentivo ao estudo deste mercado.
Desde então, ela vem realizando investimentos na bolsa de valores e tem crescido muito o seu portfólio de ações. Ademais, ela também é formada em contabilidade e é a sócia fundadora da AGF (Ações Garantes Futuro). Assim, hoje o principal objetivo de Louise é levar o conhecimento de investimentos a mais pessoas para que assim mais mulheres entrem no mercado financeiro para que o espaço feminino cresça cada vez mais nesta área.
Em síntese, entre as mulheres no mercado financeiro, Louise se destaca por seu conhecimento na área, por trabalhar com finanças desde os 17 anos. Ela desenvolve um grande trabalho nas mídias sociais, buscando ensinar a como começar a investir da forma certa.
O intuito da investidora é fazer com que todos construam uma renda passiva, conseguindo se aposentar por conta própria.
4. Cristina Junqueira
Ela é uma das mulheres mais ricas do Brasil, cofundadora do Nubank, um dos principais bancos digitais do país, tudo isso apenas aos 39 anos. Hoje ela tem participação de 2,9% dos lucros do banco.
Cristina Junqueira, tem 3 filhos atualmente e mantêm um grande papel na empresa que ajudou a fundar, se destacando principalmente na gestão de estratégias de marketing do banco.
O objetivo dela e de todos os demais fundadores é levar o Nubank a ser o principal banco do país, a empresa atualmente está em um período de expansão, onde ela desempenha um papel fundamental para alcançar o objetivo da empresa.
Cristina em entrevista a TV cultura diz nunca ter tido uma referência feminina no mercado financeiro. O principal objetivo dela é fazer com que as mulheres que começam na área, possam ver ela e outras mulheres no mercado financeiro como inspiração para crescerem cada vez mais.
Hoje ela é CEO do Nubank aqui no Brasil e faz um excelente trabalho, fazendo com que a instituição cresça e atinja um número maior de clientes frequentes, através do marketing que é sua principal atuação no banco. Ademais, a empreendedora é hoje bilionária e é uma das mulheres mais bem sucedidas no mercado financeiro.
5. Lara Lemann
Primordialmente, Lara Lemann, cofundadora da Maya Capital. Lara é uma empreendedora que ajuda negócios que estão começando, mas, não tem capital suficiente para fazer com que o negócio dê certo.
Antes de Lemann empreender criando a sua empresa ela foi a investidora anjo de diversos negócios espalhados pelo Brasil, o principal foi o Dr.Consulta, empreendimento que se tornou muito lucrativo, mas, o que é ser investidor anjo? O investidor anjo é a pessoa que coloca o seu próprio dinheiro em uma empresa onde identifica um alto potencial.
Hoje o foco da empresa de Lara é investir em startups que estão iniciando, o capital da empresa já foi aplicado em mais de 25 negócios onde a maioria deles conseguiu se tornar muito lucrativo, entre eles se destacam principalmente a Terra Magma e a Gupy.
Você que pensa em empreender pode ter Lara Lemann como um exemplo de mulher no mercado financeiro, desde muito nova ela já empreendia e hoje tem uma empresa altamente rentável.
O objetivo da empresa de Lara é fazer com que as startups tem um crescimento ainda maior no Brasil, eles acreditam na inovação e também no crescimento da tecnologia. Ademais, em entrevista no podcast Alura, Lara acredita que aqueles que desejam empreender devem buscar algo que gostem e fazer aquilo, até que de certo.
Em síntese, a empreendedora é uma mulher no mercado financeiro que enxerga o empreendedorismo como uma das melhores alternativas para quem quer se tornar bem-sucedido.
6. Sandra Blanco
Hoje Sandra Blanco é CEO da Órama Investimentos, a história dela começa muito cedo quando decidiu cursar Matemática na PUC-SP. Ela disse que sempre foi apaixonada por números e por conta disso escolheu esse curso.
Após concluir a graduação, Sandra decidiu ingressar no mercado financeiro através dos bancos, mesmo em uma época onde o cenário ainda tinha uma predominância maior masculina.
Atualmente, o objetivo de Sandra é fazer com que mais mulheres trilhem o mesmo caminho que ela e diversas outras mulheres no mercado financeiro. Ela visa inspirar você mulher a começar a investir e alcançar sua independência financeira.
Sobretudo, além de ser uma investidora renomada, Sandra também se destaca como escritora, tendo já escrito 2 livros, sendo eles: “Mulher Inteligente Valoriza o Dinheiro, Pena no Futuro e Investe” e “A Bolsa Para Mulheres”.
Sandra começou do zero no mercado financeiro sem ter nenhuma referência parental ou amigo que estivesse trabalhando ali. Ela trilhou seu caminho por conta própria e alcançou todo o sucesso que almejava através do trabalho.
Em síntese, Sandra é CEO, escritora e principalmente uma pessoa dedicada a atingir seus objetivos, sendo uma grande referência de mulher no mercado financeiro.
7. Leda Braga – a engenheira de lucros
Primordialmente, ela é engenheira Mecânica, fundadora e gestora da Systematica Investmentos, é a principal influência do mercado de fundo hedge. Atualmente sua empresa gerencia aproximadamente U$13 bolhões de ativos.
Antes de ter uma empresa muito bem-sucedida, Leda já foi professora e, também já trabalhou como analista quantitativa na JP Morgan. Após sair da JI ela foi para Cygnifi Derivatives, saindo pouco tempo depois para a BlueCrest, nesta ela ficou durante 14 anos, onde gerenciou o maior fundo da companhia, o BlueTrend.
Ademais, ela tem como principal inspiração Warren Buffett, o maior investidor do mundo, segundo ela ele é um cientista dos dados e alguém extremamente disciplinado, deixando claro a sua admiração pelo investidor.
Ela criou sua empresa em 2015, desde então ela vem se destacado muito por conta desceram uma das gestoras mais ricas do mundo. A metodologia de trabalho dela é utilizar sempre algoritmos para determinar o melhor momento para investir.
Segundo a empreendedora, o principal fator que faz com que as pessoas percam dinheiro nos investimentos é a emoção. Logo confiar no algoritmo tira esse fator de cena deixando somente a lógica mover os investimentos.
Em síntese, Leda é a principal mulher no mercado financeiro quando se fala em aplicações em fundos de investimentos, sua metodologia é excelente e isso a tornou na principal referência da área.
8. Ana Leoni
Primordialmente, Ana é uma palestrante e investidora, mãe de 2 filhos, tem mais de 25 anos de experiência no mercado financeiro. O principal trabalho dela é compreender como a emoção move as pessoas em seus projetos financeiros e ajudar elas a conseguir estruturar seus projetos de maneira lógica, para que assim, consigam ter um resultado crescente.
Ademais, ela se dedica ao ensino sobre finanças, visa ajudar mulheres a alcançarem sua liberdade financeira. Começou aos 18 anos a trabalhar na área, em uma época onde pouquíssimas mulheres participavam do mercado.
Sobretudo, ela é uma grande inspiração para todas as mulheres, por ter enfrentado diversos desafios para ingressar no mercado de trabalho. Hoje ela é extremamente bem sucedida, membra do IFIE (International Fórum for Investor Education).
Por fim, ela acredita que é necessário se dedicar aos investimentos no longo prazo, sempre buscando desenvolver uma boa saúde financeira.
9. Patrícia Stille
Patrícia é a cofundadora do Grupo Solum e CEO da Beegin. Tem passagem por diversas empresas renomadas, como a XP Investimentos, onde trabalhou de 2011 a 2016. Atualmente o foco do Grupo Solum é atuar no investimento crowdfunding.
O que é esse tipo de investimento? Bom, essa é uma forma de aplicação onde você se torna sócio de empresas através do grupo. Durante todo o processo, o investidor tem total liberdade para determinar em quais empresas deseja aplicar seu dinheiro.
Sobretudo basicamente você estará executando o mesmo princípio da bolsa de valores, só que dentro de empresas que ainda não possuem ações disponíveis.
Ademais, Patrícia sempre esteve no mercado financeiro e tem se destacado por fazer a empresa onde é CEO faturar mais de 10 milhões ao ano.
10. Nath Finanças
Nath Finanças, empreendedora, escritora, influenciadora, com apenas 23 aos conquistou seu primeiro milhão com investimentos. A influencer busca ensinar pessoas a conseguirem organizar sua vida financeira, então comecem a investir e adquiram uma renda passiva através dos dividendos.
Ela durante o período em que conquistou seu primeiro milhão se dedicou ao seu Instagram e YouTube. Onde conseguiu um grande número de seguidores por conta de explicar o mercado financeiro de uma forma simples e fácil de compreender.
Assim como a maioria das pessoas que começa com aqueles menos arriscados, a Nath começou com investimentos conservadores, ela começou a investir quando era estagiaria, no Tesouro SELIC.
Hoje ela tem uma empresa com mais de 20 funcionários, tem um podcast onde visa explicar através de uma linguagem direta como funciona o mercado financeiro e princípios básicos da economia.
Basicamente, essa mulher do mercado financeiro, conseguiu atingir todos os seus objetivos através do empreendedorismo e principalmente por seus investimentos.
11. Sigrid Guimarães
Ela é formanda em administração na PUC-RJ, trabalhou durante 12 anos na Globo, atualmente ela é uma das sócias fundadoras além de ser CEO da Alocc Gestão Patrimonial.
O papel da sua empresa é auxiliar pessoas que precisam controlar melhor suas finanças e realizar investimentos no longo prazo.
Ela desde muito nova se dedicou aos estudos e conseguiu grande destaque em sua graduação, fazendo hoje uma excelente gestão de sua empresa.
12. Nathalia Arcuri
Nathalia Arcuri hoje é a principal influenciadora que trata dos assuntos relacionados a finanças. Sua trajetória nos investimentos começou desde cedo, quando criança poupava dinheiro para comprar os produtos que desejava.
Somente aos 18 anos ela conheceu o mercado financeiro e então começou a realizar conservadoras. Com a experiência que foi adquirindo foi migrando para a bolsa de valores e hoje esta é sua principal fonte de renda passiva.
Mesmo hoje a busca de valores sendo a principal fonte de renda passiva da investidora, ela sempre mantém uma parte do seu patrimônio aplicado em investimentos conservadores, essa é uma forma de se proteger para emergências. Ela hoje tem parceria com a Rico, uma das principais corretoras do Brasil.
Em suas redes sociais, ensina como funciona o mercado financeiro e tem em vista auxiliar as pessoas a começarem no mundo de investimentos, tendo mais de 3 milhões de seguidores. Sem dúvida, é uma das mulheres no mercado financeiro que mais inspira as pessoas a correrem através de seus objetivos e atingirem a independência.
13. Mari Emmanouildes
Mari tem graduação em direito pela universidade Mackenzie uma trabalhou em diversas empresas do ramo financeiro, chegou até a ser sócia fundadora da Reliance Serviços Financeiros. Atualmente, ela é a chefe executiva da Taler Gestão Patrimonial, além de fazer parte do comitê da ANIBMA.
14. Carolina Giovanella
Camila Giovanella é CEO da Portofino Multi Family Office, uma das maiores empresas do Brasil, que faz a gestão do patrimônio familiar, hoje já são 7 filiais da loja, sendo uma em Nova York.
Ademais, ela começou muito cedo a fazer a gestão econômica de sua família, o que após atingir a maioridade, fez com que ela desejasse auxiliar diversas familiares a terem mais controle sobre sua vida financeira e conseguirem realizar seus sonhos, com controle financeiro.
15. Thereza Moreno
Primordialmente Thereza é formada em matemática pela UFRJ, ela se dedica ao empreendedorismo atualmente, sendo a vice-presidente da Prudentia, uma das maiores empresas da área de seguros do mundo.
Thereza enfrentou muitas dificuldades para conseguir se destacar no mercado pelos desafios da igualdade de gênero, já tem mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro e mãe e dois filhos que ultrapassou a barreira do paradigma imposto na sociedade e conseguiu se tornar multimilionária com seus empreendimentos.
O que impede você de entrar no mercado financeiro?
Começar a investir é algo extremamente importante hoje em dia, apresentamos a você a história de diversas mulheres no mercado financeiro que conseguiram alcançar a Independência através de investimentos e também pelo empreendedorismo.
Se inspire nessas mulheres e comece a investir da forma certa. Recomendamos que procure investimentos seguros para começar, assim, estará menos exposta a riscos. Além disso, procure começar os investimentos o mais rápido possível, utilize aplicações conservadoras como a renda fixa.
Para dar o primeiro passo, é necessário ignorar a aversão ao risco, somente assim poderá dar o primeiro passo para começar neste mercado. Sua independência financeira começa a partir do momento que decide investir com constância.
Conclusão sobre mulheres no mercado financeiro
Apresentamos a você, a história de diversas mulheres no mercado financeiro, todas elas conseguiram atingir seus objetivos através da constância nos investimentos e do empreendedorismo.
Sobretudo, você também pode conseguir a independência caso faça investimentos e busque aperfeiçoar seu conhecimento sobre este mercado através de cursos sobre finanças. Ademais, as mulheres no mundo dos investimentos tem alcançado cada vez mais espaço, principalmente por conta do excelente trabalho desenvolvido por essas mulheres que são inspiração para muitas pessoas.
Em suma, investir se tornou algo primordial e todas essas mulheres buscam levar essa mensagem, comece a investir assim que suas finanças estiverem controladas, assim, construirá sua renda passiva com o passar do tempo.