Por acaso você está em busca dos melhores bancos digitais para investir? Se sua resposta for sim, saiba que você está no lugar certo. Com o constante crescimento e evolução da tecnologia, essa resposta acabou se tornando bem fácil. Isso porque atualmente o mercado financeiro está rodeado por instituições financeiras de qualidade e que praticamente não perdem em nada quando comparadas com os modelos tradicionais.
Entretanto, antes de definir quais são os melhores bancos digitais para investir, é importante analisar as opções disponíveis analisando alguns fatores. Como por exemplo: taxas, anuidade, cartões oferecidos, comunicação entre a empresa e o cliente, entre outros pontos que são fundamentais para que um banco digital possa ter credibilidade. Além disso, é fundamental saber quais são os pontos positivos de uma instituição como essa, que trabalha de forma 100% online.
Se você está curioso para saber quais são os melhores bancos digitais para investir, abaixo preparamos um artigo com as opções mais buscadas no mercado financeiro. Além de informações relevantes sobre cada uma delas e sobre os bancos digitais, como eles funcionam, quais seus diferenciais no mercado, vantagens entre outros pontos relevantes. Aprecie a leitura!
O que são os bancos digitais?
Em primeiro lugar, antes de saber quais são os melhores bancos digitais para investir, é importante saber o que eles são. Dessa forma, os bancos digitais são instituições financeiras que oferecem a maior parte de seus produtos e serviços de forma totalmente online, além de toda comunicação entre um profissional e o cliente. Além disso, nesse modelo de instituição financeira, você tem acesso a sua conta digital por meio de um notebook ou computador, ou diretamente por um aplicativo no celular.
Sendo assim, você tem disponível condições para avaliar seu extrato bancário e fazer transações financeiras sempre que precisar, de uma forma muito mais acessível, prática e rápida.
Além disso, também conhecida como internet banking , os bancos digitais permitem que os clientes façam atividades exclusivas, como por exemplo:
- Pagamento de contas;
- Solicitação de crédito;
- Gerar boletos;
- Empréstimos;
- Investimentos;
- Atendimento ao cliente em tempo bem maior comparado aos bancos convencionais;
- Recebimento e envio de transferências.
Os bancos digitais surgiram há poucos anos, por meio de startups que atuam no mercado digitalizando os serviços digitais. Além disso, as startups também são conhecidas por fintechs. No Brasil, os famosos bancos digitais atuam oficialmente desde o ano de 2016, quando aconteceu a regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN). Por mais que algumas instituições desse porte, já atuavam no mercado financeiro antes disso.
Contudo, em um primeiro momento, os bancos digitais só eram liberados a disponibilizar contas que fossem destinadas a pessoas físicas. Entretanto, a partir de 2018 os bancos digitais foram autorizados a oferecer contas digitais para empresas, inclusive eles também isentam as mesmas de tarifas de abertura e movimentação, diferente dos bancos físicos tradicionais. Os melhores bancos digitais PJ também são excelentes opções para empreendedores que buscam uma alternativa financeira mais descomplicada.
Conheça os melhores bancos digitais para investir no mercado financeiro
Chegou a hora de conhecer os melhores bancos digitais para investir atualmente. Vale lembrar que esse ranking foi formado com base em algumas pesquisas, ou seja, futuramente ele pode acabar passando por algumas alterações. De qualquer forma, todas as opções de instituições financeiras citadas aqui, são altamente capacitadas e valorizadas no mercado financeiro.
1- Banco Sofisa
Em primeiro lugar, o Banco Sofisa foi a instituição financeira brasileira que teve a melhor colocação no ranking feito pela Forbes. Dessa forma, com mais de 50 anos de experiência e atuação no mercado fazendo o atendimento de grandes empresas e investidores, ele possui o Banco Sofisa Direto como sua divisão online. Além de oferecer aos seus clientes diversos benefícios exclusivos, principalmente no caso de empresas e pessoas jurídicas.
Sem agências físicas, o principal foco do Banco Sofisa é em pessoa física, para que qualquer pessoa possa ter mais rentabilidade em suas aplicações como os grandes investidores, e consequentemente se tornarem investidores bem sucedidos.
2- Nubank
Provavelmente você já se deparou com muitos cartões roxos por aí, inclusive, você mesmo pode ter um desse, afinal, ele é muito popular no mercado financeiro. Dessa forma, o Nubank é um banco digital fundado no ano de 2013. E se trata de uma empresa de serviços financeiros brasileira com mais de 90 milhões de clientes, espalhados pelo Brasil, México e Colômbia. Tendo começado com um simples cartão de crédito básico e prático, hoje a instituição financeira conta com um portfólio bem amplo e repleto de soluções financeiras para seus clientes.
Por esse motivo, atualmente a Nubank é considerada uma das principais instituições financeiras do mundo todo. Além disso, o grande sucesso da instituição se dá por conta dos diversos serviços que ela disponibiliza aos seus clientes de uma forma bem simples e descomplicada. Desde transferências bancárias, até o suporte oferecido pela instituição, ela está sempre buscando levar a melhor qualidade de serviços e produtos aos seus clientes. Sem contar que para quem possui o famoso cartão de crédito roxinho da instituição, o aumento do limite acontece de forma recorrente, e as taxas são acessíveis, sem contar que o cartão Nubank não possui anuidade.
Sendo assim, é possível entender o porquê do grande sucesso da instituição, sem contar que para os investidores essa também é uma opção bastante viável, por conta dos valores de suas taxas, e todo o suporte oferecido pela instituição. Se você deseja fazer seus investimentos na Nubank, acesse o site oficial da instituição e crie sua conta digital (nubank.com.br/pedir/nu).
3- Banco Inter – Melhores bancos digitais para investir
Pertencendo ao grupo econômico da MRV Engenharia S.A. A Intermedium Financeira foi fundada por volta da década de 1990 em Belo Horizonte (MG). No ano de 2015 foi o surgimento da sua conta corrente 100% online, a Conta Digital Intermedium. Dessa maneira, o Banco Inter entrou para o varejo bancário.
Contudo, a mudança do nome aconteceu durante o ano de 2017, além disso, no final deste ano o Banco Inter. Já tinha aproximadamente 370 mil clientes digitais. Em 2018 aconteceu sua oferta pública de ações (IPO) dentro da Bolsa de Valores no Brasil. Esse foi o primeiro IPO de um banco digital na Bolsa de Valores. Atualmente, o Banco Inter conta com mais de 30 milhões de clientes espalhados por aí, fazendo com que a instituição esteja na lista dos melhores bancos digitais para investir.
4- PagBank
A instituição financeira PagBank PagSeguros pertencente ao grupo UOL, foi lançada durante o ano de 2019, como uma opção de banco 100% digital pela empresa de pagamentos de seguros PagSeguros. Em 2023, aconteceu um reposicionamento da empresa que passou a ter o nome atualizado de PagBank.
Dessa forma, com a venda de maquininhas de cartão para terminais físicos de venda no ano de 2015. A instituição financeira alcançou aproximadamente 29,5 milhões de clientes no segundo semestre de 2023. Desde lá a marca tem ganhado cada vez mais espaço no mercado financeiramente. E consequentemente novos clientes vêm chegando, fazendo com que a empresa cresça cada vez mais.
5- 6C Bank – Melhores bancos digitais para investir
Criado em 2019, o banco C6 Bank, é um banco 100% digital destinado a pessoas físicas e jurídicas de todos os perfis financeiros. Dessa forma, a instituição tem como seu sócio o JP Morgan Chase, para quem não conhece, Morgan é considerado o líder mundial de serviços financeiros. Sendo assim, com mais de 30 milhões de clientes espalhados pelo Brasil. O banco 6C Bank tem em seu catálogo mais de 90 produtos e serviços financeiros no Brasil e no exterior.
Por fim, o 6C Bank é o primeiro banco digital a disponibilizar um extrato de carbono, no qual seus clientes podem acompanhar, além de descobrir maneiras de diminuir e compensar as emissões de CO2.
Como funcionam os bancos digitais?
Agora que você já sabe quais são os melhores bancos digitais para investir, chegou a hora de saber como eles funcionam na prática do dia a dia. Desse modo, os bancos digitais funcionam basicamente da mesma forma que os bancos convencionais físicos. Contudo, é importante destacar um detalhe: O banco digital disponibiliza operações feitas diretamente na plataforma digital do banco. Sendo assim, por meio do aplicativo oficial do banco escolhido, o dono da conta digital consegue fazer as operações de um banco tradicional. Como por exemplo, transações de dinheiro, pixels e até mesmo empréstimos.
Já o atendimento nos bancos digitais são realizados diretamente pelo aplicativo da instituição financeira, assim como todos os outros serviços. Dessa forma, o cliente tem a facilidade de acessar qualquer recurso de comunicação em tempo real, como por exemplo, chamadas no telefone ou bate-papo via chat. A partir disso, fica mais acessível entrar em contato com atendentes especialistas e chatbots para conseguir tirar suas principais dúvidas.
No caso de fazer um depósito, os bancos digitais permitem a geração automática de um boleto bancário. Além disso, para sacar dinheiro das contas digitais o cliente tem a opção de fazer as transferências sem nenhuma taxa ou custo diretamente para suas contas convencionais. Ou caso prefira, é possível fazer o uso da rede Banco 24 Horas.
Além disso, outras práticas e características que os bancos digitais possuem são:
- Atendimento totalmente online, inclusive toda a documentação usada para abrir uma conta digital;
- A realização de saques é limitada e é preciso pagar uma taxa em alguns casos;
- Ausência de tarifas ou tarifas menores comparadas aos bancos convencionais.
Diferenças entre os bancos digitais e convencionais
A diferença mais básica entre os dois modelos de instituição financeira existe no fato de que os bancos digitais funcionam totalmente por meio da tecnologia. Enquanto os tradicionais não, já que muitos dos serviços são feitos de forma presencial e com atendentes. Além disso, todos os procedimentos típicos que um banco oferece aos seus clientes, como por exemplo: abertura de conta. Depósitos e saques, podem ser realizados de forma online através dos bancos digitais. De forma resumida, os principais aspectos dos bancos digitais que detonam as diferenças entre um e outro, são as seguintes:
- Primeiramente, os bancos digitais permitem a realização de diversos procedimentos através de um aplicativo;
- A resposta de dúvidas a respeito do atendimento de forma geral, é feito por meio de canais digitais, como por exemplo: telefone, aplicativos ou e-mail;
- A abertura da conta é feita através do aparelho celular, além disso, não existe a necessidade de ir presencialmente até uma agência bancária, isso porque geralmente esses bancos não possuem agências físicas.
Além disso, é bem comum acreditar que um banco digital é o mesmo que uma fintech. Sendo assim, o principal motivo para isso acontecer é o fato de que nem toda fintech necessariamente é um banco digital. Contudo, os bancos digitais de uma maneira geral, são considerados fintechs. Para conseguir compreender melhor isso tudo, é importante saber que fintechs se tratam de empresas que trabalham com tecnologia e ajudam o setor financeiro, não apenas bancos.
Conclusão sobre melhores bancos digitais para investir
Por fim, como você pode ver até aqui, os bancos digitais se tratam de instituições financeiras tão sérias quanto as convencionais. Entretanto, seus serviços são realizados de forma totalmente online, desde os pagamentos de boletos, transferências bancárias, empréstimos até os empréstimos e investimentos. Dessa forma, analisar quais são os melhores bancos digitais para investir é fundamental caso você deseje se tornar um investidor, mas não queira enfrentar as burocracias dos bancos tradicionais.
Além disso, para quem tem uma rotina mais corrida, os bancos digitais são excelentes alternativas para cuidar da sua vida financeira. Isso porque além de todas as suas vantagens e praticidades, a maioria deles oferecem aos clientes a versão internacional. Ou seja, se você é uma pessoa que costuma fazer viagens internacionais, seja a passeio ou negócio, os bancos digitais são opções ótimas para se usar no exterior.
Nesse artigo citamos cinco opções dos melhores bancos digitais para investir, entre eles temos o Banco Inter e o Nubank. Que se tratam de instituições financeiras digitais que vem cada vez mais ganhando espaço no mercado financeiro, e ganhando mais clientes. Além de serem excelentes opções para investir, as duas opções oferecem opções de cartão de crédito práticas e cheias de vantagens, portanto, vale a pena conferir.