Os jogos de educação financeira são um grande aliado de pessoas que querem mudar sua relação com o dinheiro e passar esse entendimento a diante para sua família. Afinal, essa boa relação se estende e trás resultados para todos, levando novos hábitos, como: comprar apenas o necessário, investir dinheiro, evitar gastos supérfluos.
Embora o dinheiro seja um assunto voltado para os adultos, os jogos de educação financeira ajudam a implementar esse assunto desde cedo na vida das crianças. Isso porque esse conceito vai muito além de economizar dinheiro, ele é um estilo de vida que pode mudar completamente a realidade das pessoas. Por isso, é fundamental que desde cedo as crianças tenham conhecimento sobre esse assunto.
Uma ótima forma de introduzir as crianças no universo financeiro é apresentando a elas jogos de educação financeira. Dessa forma, separamos algumas opções para você poder se divertir com toda sua família de forma descontraída e levando conhecimento para eles.
Qual a importância dos jogos de educação financeira?
Diversos responsáveis acham que os jogos físicos e digitais não ajudam a estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças, mas é muito o contrário disso. Isso porque atualmente existem diversos jogos que são desenvolvidos especialmente para o desenvolvimento intelectual das crianças. Além dos jogos, os livros de educação financeira são grandes aliados na hora de implementar o assunto para os pequenos.
Além disso, você sabe a verdadeira importância dos jogos de educação financeira na vida de uma criança? Abaixo separamos para você os principais benefícios que eles proporcionam para o conhecimento e desenvolvimento dos baixinhos, veja a seguir:
Aprendizagem de conceitos
Para algumas crianças, aprender alguns conceitos específicos pode acabar se tornando uma tarefa bastante difícil. Sendo assim, é totalmente responsabilidade dos pais usarem algumas estratégias para a absorção desses conhecimentos importantes. Uma forma simples e prática de introduzir alguns assuntos específicos e “difíceis” para as crianças é por meio dos jogos dos tabuleiros e dos jogos digitais.
Por exemplo, quando o assunto é educação financeira por meio dos jogos, a criança consegue aprender e entender o que é dinheiro, cálculos simples, recebimento, contas para pagar entre outros conceitos financeiros básicos.
Incluindo jogos de educação financeira na vida das crianças, ela consequentemente aprenderá conceitos importantes para a vida toda de uma forma mais descontraída e divertida. Além de conseguir ter uma rápida fixação em sua mente. Sem contar que dessa forma ele terá uma fácil fixação em sua mente.
Ação lúcida para entender o verdadeiro significado do dinheiro
Como é mais difícil ensinar a criança o verdadeiro valor do dinheiro usando recursos reais. Os jogos surgem como uma forma lúdica de representar essa realidade. Por exemplo, com o jogo banco imobiliário o jogador possui um dinheiro que precisa manter com inteligência para não correr o risco de ir à falência.
Ou seja, esse é um exemplo bastante palpável do que pode acontecer na vida real. Quando uma pessoa acaba gastando mais do que ela realmente tem, pode acabar chegando à falência facilmente. Sendo assim, um jogo que faz o uso lúdico do dinheiro, pode acabar mostrando à criança o verdadeiro valor dos recursos financeiros.
Criar hábitos financeiros saudáveis
Uma das principais formas de alcançar a independência financeira quando for adulto é ao longo da vida construindo hábitos financeiros saudáveis que trarão frutos duradouros. Dessa forma, se você realiza uma rotina saudável com seu filho diariamente, muito provavelmente ele continuará tendo esses hábitos durante sua vida toda. Além disso, essa estratégia também pode ser aplicada dentro da educação financeira. Se você criar o hábito de economizar e cuidar do seu próprio dinheiro desde a infância, sem dúvidas, isso se refletirá quando você se tornar um adulto.
Uma forma eficaz de fazer isso é optando pelos jogos financeiros lúdicos como falamos anteriormente. Por exemplo, durante o jogo procure dar uma quantia de dinheiro considerável para o seu filho e dê coordenadas para que ele possa usar o capital com consciência. Além disso, você pode jogar com seu filho algumas vezes durante a semana. Dessa forma, você acaba desenvolvendo o hábito da saúde financeira no dia a dia da criança.
Jogos de educação financeira
Agora que você já conhece os principais benefícios e a verdadeira importância dos jogos de educação financeira. Chegou a hora de escolher as opções que realmente vão ajudar positivamente no desenvolvimento intelectual da criança.
1- Banco Imobiliário e Monopoly
Quem nunca jogou banco imobiliário durante horas na infância ou adolescência? Hoje em dia existem algumas variações como o Monopoly e o famoso Jogo da Vida que procuram seguir a mesma temática do Jogo Imobiliário, mas na prática acabam sendo um pouco diferentes.
Mesmo com algumas modificações, todos eles acabam sendo o mesmo em essência: Ou seja, lidam com a compra e venda de algumas propriedades como casas, empresas e hotéis. Sem contar que em todas as opções vence o jogador que não for à falência, ou o que tiver mais propriedades. Já no famoso Jogo da Vida o jogador precisa trilhar uma vida fictícia com algumas opções de carreira, compra de casa, casamento e falência. Que são determinados através do giro da roleta e vence quem conseguir ter uma vida mais bem sucedida.
2- Jogo da vida
No jogo da vida, o jogador precisa trilhar uma vida fictícia com algumas opções de carreira, casamento, falência e compra de casa, que são determinados a partir do giro da roleta e vence o jogador que ao final do jogo estiver com a vida mais bem sucedida.
Diferente do Banco Imobiliário e do Monopoly, o jogo da vida desenha e detalha as partidas mais semelhantes com a realidade. Isso porque no jogo você casa, adquire imóveis, perde dinheiro, quebra o carro, ganha dinheiro e etc. Esse jogo é fundamental para que a criança entenda o verdadeiro valor do dinheiro e como suas decisões podem acabar impactando no futuro. Por esse motivo, ele acaba estimulando a tomada de decisões e independência dos jogadores desde criança.
3- SimCity – Jogos de educação financeira
O SimCity se trata de um jogo para as crianças que costumam pensar grande. Isso porque o principal objetivo do game é administrar e construir uma cidade completa. Nele, quanto mais dinheiro o jogador investir na cidade, consequentemente mais dinheiro ele acaba recebendo em troca.
Por se tratar de um jogo totalmente digital, ele pode acabar sendo uma opção complicada para crianças pequenas. Dessa forma, é interessante introduzi-lo a partir dos 8 anos de idade que a criança já consegue ter um entendimento melhor. Além disso, com o SimCity a criança consegue ser mais organizada e cumprir com todas suas responsabilidades. Você pode baixar o SimCity diretamente pelo Google Play.
Conclusão de jogos de educação financeira
Os jogos de educação financeira são de grande ajuda na hora de incluir as crianças nos assuntos financeiros. Por isso, essas opções mais lúdicas acabam sendo de grande ajuda, principalmente quando a criança ainda é pequena.
Para incluir as crianças com a ajuda dos jogos, você pode optar pelas opções digitais ou até mesmo os tradicionais jogos de tabuleiro que já conseguem ser de grande ajuda.
Vale lembrar, que a educação financeira deve ser apresentada para a criança como uma aliada que ajudará ele por toda a vida. Por isso, é fundamental sempre colocar esse conceito na vida da criança para que ela de fato consiga ter um bom entendimento sobre o assunto e levá-lo com ela.