Carregando sua Recomendação...

Extravio de Bagagem: Quais Sãos Seus Direitos?

extravio de bagagem

Aprender mais sobre extravio de bagagem e quais são os direitos que terá caso isso aconteça com você são detalhes extremamente importantes para conhecer todos os caminhos que ajudará a resolver esse transtorno.

Isso sem contar que quando acontece um extravio de bagagem, existem grandes burocracias envolvendo diversos setores de sua viagem que também é um dos pontos importantes conhecer nesses momentos.

Sendo assim, ainda nesse artigo, veja detalhes de o que é o extravio de bagagem, como funciona em viagens, o que fazer e quais sãos seus principias direitos nessa questão. Boa leitura e confira!

Extravio de Bagagem: O que fazer para evitar?

Afinal, o que fazer para evitar um extravio de bagagem e não ter problemas em suas viagens? Sem dúvidas que essa é uma questão que assombra muitas pessoas que fazem de aeroportos suas casas de tanto viajar. Portanto, pensando nisso, a seguir, veja detalhes de como evitar o extravio de bagagem com segurança e praticidade, como por exemplo:

Extravio de Bagagens em Viagens
Extravio de Bagagens em Viagens (Foto: Reprodução)

1 – Evite fazer o check-in muito próximo ao horário do embarque:

Em primeiro lugar da lista, evite conexões com menos de uma hora (mais comuns em voos domésticos) e 2hrs e 30min (voos internacionais), claro, sempre que possível. Além disso, também é bom evitar conexões entre diferentes companhias de viagens.

Principalmente aquelas que não fazem parte da mesma filiação ou que não possuem acordo de compartilhamento de voo. Sendo uma das maneiras seguras de evitar extravio de bagagem.

2 – Retire todas as etiquetas de voos anteriores

Contudo, verifique a pesagem e a etiquetagem de sua bagagem antes de viajar, as quais indicam o seu destino final. Sempre pergunte quais os procedimentos que deverá seguir para retirá-la para ter mais noção de todos os pontos que seguirá evitando o extravio de bagagem.

3 – Identifique sua bagagem

Aliás, coloque um cartão identificando o seu nome, endereço, e-mail e telefone (que esteja disponível durante a viagem) do lado de fora e outro com as mesmas informações dentro da mala para se o cartão se perca ou arrancado. Isso serve também como segurança para qualquer pessoa, como acontece com empréstimos para viagens e conseguir mais acesso a sala vip do aeroporto.

4 – Use sempre cadeados – Evite extravio de bagagem

No entanto, se for para a Europa, use modelo aprovado pelo TSA para evitar danos, e fique atento na hora da entrega na esteira do aeroporto. Assim, não descuide da mala nas áreas comuns do aeroporto como forma de evitar o extravio de bagagem e mais dores de cabeça;

5 – Diferencie sua mala das outras – Extravio de bagagem

Sendo assim, coloque algum tipo de adesivo para diferenciar sua bagagem das outras ou até mesmo um lenço para que fique ainda mais fácil identificá-la evitando o extravio e deixando sua viagem mais tranquila. 

Dicas para evitar o extravio de bagagem

Conforme mencionamos, existem muitas maneiras de evitar o extravio de bagagem em viagens, e por isso, trouxemos mais algumas dicas para ajudar nesse processo, como por exemplo:

  • Primeiramente, leve sempre uma muda de roupas limpas e itens de primeira necessidade em malas menores na cabine para se caso acontecer o extravio de bagagem, tenha pelo menos o que vestir;
  • Além disso, nunca, sob qualquer hipótese, despache na mala celulares, eletrônicos portáteis, dinheiro e cartões de crédito ou objetos mais caros. A empresa aérea não se responsabiliza e você coloca tudo isso a disposição de pessoas mal intencionadas;
  • Faça uma verificação após retirá-la na esteira. Assim, guarde com cuidado o comprovante de despacho da bagagem até ter certeza que está tudo certo, sendo uma das dicas de evitar extravio de bagagem;
  • Evite despachar malas muito caras para não aumentar ainda mais seu prejuízo e dor de cabeça. Isso porque além de chamar a atenção dos bandidos, a empresa área (como a Gol e Latam) desconsidera o valor da mala numa eventual indenização;
  • Enfim, declare e faça seguro de itens valiosos que esteja na viagem. E se for o caso, no momento do check-in.

Como localizar a bagagem extraviada?

Logo depois de entender um pouco mais sobre como funciona para evitar a extravio de bagagem é interessante que saiba também como encontrar suas malas caso aconteça isso.

Mesmo que você siga cada um dos passos que mencionamos acima e suas dicas, ninguém está totalmente seguro nessas questões quando viaja muito. Então, siga os passos indicados e conheça os seus direitos como cidadão nessas ocasiões:

A responsabilidade de achar os seus pertences é da companhia aérea em que comprou suas passagens. Portanto, qualquer problema comunique na hora ela. Por meio do RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem), que pode ser preenchido em um balcão de atendimento da empresa para facilitar esse processo.

Isso sem contar que para empresas brasileiras ele pode ser escrito em português, para as internacionais, em inglês, mas você pede a ajuda de um funcionário para deixar isso ainda mais simples.

Então, o cliente deve informar o endereço de onde a bagagem extraviada será entregue caso seja encontrada. Também é preciso ter em mãos o comprovante de despacho. Logo após deixar o aeroporto tem um limite de 7 dias após o desembarque.

Mas isso deixa ainda menor as chances de conseguir uma indenização. Se não conseguir preencher o RIB, use o SAC via e-mail para documentar sua reclamação sobre extravio de bagagem.

Direitos do cliente em caso de extravio de bagagem

Pro outro lado, se a companhia aérea não entregar a bagagem na hora, o passageiro exige uma compensação em dinheiro para a compra de itens de extrema necessidade em casos de extravio de bagagem.

Assim, o valor muda de acordo com a empresa e a rota das viagens. Em voos domésticos, a ajuda de custo é de R$305 reais. Isso é bem interessante para essas pessoas que viajam muito e não tem controle dessas questões.

Prazo para reclamar o extravio

Entretanto, em caso de extravio de bagagem, existe um limite de tempo para reclamar com a empresa. Isso porque o passageiro tem direito a uma indenização maior se a bagagem for entregue com atraso maior de 72 horas de seu desembarque. Por isso da importância de guardar todas as documentações e notas do embarque e desembarque já que nunca se sabe quando será útil.

Mas caso a companhia não tenha prestado a assistência que deveria, procure a ajuda de advogados experientes para estudar se seu caso é passível de indenização ou não e quanto será. Aliás, lembre-se que o limite de reclamação de extravio de bagagem é somente até 15 dias após o desembarque.

Conclusão

Por fim, sempre que viajamos, além da ansiedade de chegar no destino, tem também o medo do tão temido extravio de bagagem. Pensando nisso, nesse artigo, você aprendeu todos os detalhes sobre como evitar um extravio de bagagem, quais são seus direitos como consumidor e também quais ajudas que as companhias oferecem nessas questões. Então, analise cada uma das informações, e em casos de dúvida, entre em contato com sua companhia de voos.

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.