Carregando sua Recomendação...

Educação Financeira O que é: Dicas Para Aplicar em Sua Vida!

Educação Financeira O que é

Educação financeira o que é? Esse que é um dos assuntos que todas as pessoas devem dominar para conseguir melhorar suas vidas. Não compreender o tema é correr o risco de passar por dificuldades financeiras.

Boa parte dos brasileiros vivem endividados, um dos principais motivos é não conseguir ter controle sobre seu salário, gastando boa parte dele para quitar despesas desnecessárias, a causa disso é que não entender o que é educação financeira.

Demonstraremos tudo que precisa para conseguir entender o que é educação financeira e como pode aplicar ela em sua vida com algumas mudanças. Leia o artigo e entenda todos os detalhes.

O que é educação financeira?

Educação Financeira O que é
Educação Financeira O que é (Foto: Reprodução)

Educação financeira nada mais é do que ensinar as pessoas a lidar com o próprio dinheiro, de maneira a se planejarem para atingir grandes objetivos.

Infelizmente no Brasil muitas famílias ainda não aplicam isso em suas casas, o que acaba por fazer com que jovens criem dividas de longo período e não auxiliam na construção do seu futuro.

Dicas para aplicar a educação financeira

Quer entender como pode desenvolver sua inteligência para lidar com dinheiro? Então continua sua leitura

1. Leia livros sobre o assunto

Os livros para educação financeira são essenciais para toda pessoa que realmente quer dominar o assunto. Dependendo do ambiente em que foi criado, provavelmente nunca ouviu falar sobre aquecimento e a importância de investir.

Dessa forma, os livros vão fazer com que compreendam melhor esses aspectos essenciais para todas as pessoas que realmente querem aplicar a inteligência sobre seu dinheiro. Bons livros que irão ajudar você são: O Homem Mais Rico Da Babilônia, Pai Rico, Pai Pobre, Os Segredos Da Mente Milionária, entre outros que vão te ajudar a compreender melhor como funciona o processo até o enriquecimento.

2. Invista em sua educação

Para conseguir utilizar a educação financeira na sua vida é importante que faça o uso do dinheiro da melhor forma possível. Caso não tenha um grande patrimônio, deve buscar investir nos seus estudos, para conseguir aumentar seu salário ou até mesmo empreender em um segmento lucrativo.

Não necessariamente precisa ser uma educação formal, onde terá que dispor do seu tempo para ir até à faculdade ou algo do tipo, estude algo que identifica um grande potencial de crescimento.

3. Aprenda a diferenciar gastos importantes dos supérfluos

Boa parte do dinheiro das pessoas é destinado a gastos que não vão trazer um retorno financeiro para elas no futuro. Deve aprender a identificar aquilo que almeja comprar, mas, que apenas acabam gerando diversos custos para você, daquelas que podem aumentar seu patrimônio no futuro.

Principalmente quando está entre os 18 e 24 anos deve evitar gastos que impeçam o investimento em cosias relacionadas a construção do seu futuro, como carro e adquirir uma casa muito cedo, mas por quê?

Bom, nesse período é onde deve estar mais dedicado em coisas que podem mudar seu padrão de vida, investindo seu tempo e dinheiro em coisas que podem aumentar seu patrimônio ao invés de diminuir ele.

4. Monte uma planilha de gastos

Tem total controle sobre os gastos que tem e sabe se está endividado ou não? A planilha serve exatamente para isso, ela permite o total controle sobre seu dinheiro, sem que fique desesperado por fazer contas durante o mês que acabaram por impedir que pague todas as despesas.

Ademais, esse controle financeiro é primordial e uma das principais coisas para quem está realmente pensando em colocar a educação financeira em prática na sua vida. Deste modo, aqueles que conseguem ter essa planilha evitam grandes erros de gestão.

5. Invista seu dinheiro

Acredita que investir dinheiro é algo muito difícil de ser feito? Esse pensamento é comum nos brasileiros, mas, a bolsa de valores e outros lugares onde pode investir.

Na planilha mencionada anteriormente busque separar uma pequena quantia para investir.

Um dos ensinamentos do livro O Homem Mais Rico Da Babilônia é sempre separar uma quantia de aproximadamente 10% para investir e antes de pagar as dívidas, separar o dinheiro para investir e depois pagar as despesas.

Procure uma corretora que permita o investimento em diversas áreas, seja de renda fixa ou variável, como a XP Investimentos, por exemplo. Sempre separe primeiro o dinheiro destinado a investimentos e depois pague todas as suas despesas. Invetir todos os meses é fundamental.

6. Procure maneiras de conseguir aumentar sua renda

Aumentar as fontes de renda é uma das melhores coisas que pode fazer. Principalmente se está endividado e quer desenvolver a educação financeira na sua vida.

Quanto mais meios de ganhar dinheiro você desenvolver, fica menos vulnerável as mudanças que acontecem. Pois, consegue te ruma boa quantia reservada e se por ventura perder um emprego, não entrará em desespero, conseguindo ter outras maneiras para ganhar dinheiro.

Educação financeira familiar: como funciona?

Sobretudo, existem muitas formas de fazer isso, uma delas é reunindo as pessoas de sua casa e conversando sobre dinheiro de maneira franca, explicando como ele funciona. O que pode ser feito a partir dele e quais as consequências de não saber gerenciá-lo.

Além disso, mostrar a planilha de gastos e incluir todos nesse processo, facilita a implementação da educação financeira no ambiente doméstico.

Conclusão sobre educação financeira

Em primeiro lugar, agora que entende que educação financeira nada mais é do que saber gerenciar seu dinheiro de maneira a usar ele para atingir as metas que tem em sua vida, basta aplicar todas as dicas aqui citadas. Entre elas, a mais importante é que faça gestão do dinheiro. A forma mais fácil é por uma planilha onde haverá seus gastos, fontes de renda, porcentagem que investe.

Assim sendo, é simples aplicar a educação financeira em sua vida, a partir de mudanças no comportamento de compra. Logo, fica claro que uma das coisas mais essências para quem realmente quer controlar o dinheiro é a organização, a partir dela consegue atingir suas metas com disciplina e tranquila.

Compartilhe o artigo com amigos e o ajude a entender a educação financeira!

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.