Carregando sua Recomendação...

Veja as Diferenças Entre Pontos e Milhas

diferença entre pontos e milhas

Está confuso sobre a diferença entre pontos e milhas? Muitas pessoas têm essa dúvida, inclusive achando que são a mesma coisa, mas, são muitas as diferenças entre pontos e milhas.

Nesse artigo, conseguirá fazer a distinção entre pontos e milhas aéreas, sabendo exatamente para que serve cada uma das vantagens e principalmente qual a forma certa de utilizá-las.

Então, leia o artigo e vai saber qual a diferença entre pontos e milhas, benefícios que vão fazer você economizar dinheiro e até colocar dinheiro no seu bolso. Confira as informações e elimine suas dúvidas.

Programa de Pontos

Diferença entre pontos e milhas
Diferença entre pontos e milhas (Foto: Reprodução)

Para que você entenda qual a diferença entre pontos e milhasé importante que saiba exatamente todos os aspectos sobre ambas separadamente, ficará mais fácil de entender a diferença dessa forma. Verá agora tudo sobre o programa de pontos.

Diferença entre pontos e milhas: o que é um programa de pontos?

Em primeiro lugar o programa de pontos é disponibilizado em cartões de crédito. Normalmente o benefício é somente disponibilizado nos cartões intermediários e premium dos bancos.

Esse programa de pontos funciona da seguinte forma, todas às vezes que compras são feitas utilizando o crédito, você ganha uma certa quantidade de pontos. A quantia depende do tipo de cartão disponibilizado. Normalmente é utilizado o dólar como parâmetro para determinar a quantia de pontos, por exemplo, a cada U$1,00 gasto a pessoa ganha um ponto. Contudo, nada impede que usem o real também como faz o cartão pão de açúcar, por exemplo.

Ademais os programas de pontos estão sendo oferecidos em praticamente todos os bancos tradicionais do Brasil, então você encontrará ele no Santander, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Caixa. Alguns bancos digitais como Nubank e Banco Inter também oferecem o programa. Por fim, também pode aproveitar os pontos do mercado livre.

Então, busque entender quais os cartões oferecidos pelo banco que usa, pode estar perdendo um grande benefício, apenas por não pesquisar bem.

Como acumular pontos?

Hoje a melhor maneira de acumular pontos é utilizar o cartão de crédito em todas as compras realizadas. Suponhamos que você utiliza um cartão que oferece um ponto a cada dólar gasto. Então, basta que determine uma quantidade de pontos que quer ter e realize a multiplicação conforme a cotação do dólar da data de hoje.

Além disso, se tem uma boa base financeira e organiza o seu dinheiro consegue se programar para fazer compras grandes as quais vão permitir um acúmulo de pontos maior e mais rápido. Essa acaba sendo uma excelente forma para economizar dinheiro devido à forma de usar os pontos acumulados.

Como utilizar os pontos acumulados?

Bom, após juntar uma grande quantidade de pontos pode conseguir grandes promoções ao utilizá-los. Quanto maior for o valor do produto e mais pontos você tiver, mais possibilidades terá para economizar. Em muitos casos é possível atingir até 20% de desconto utilizando uma grande quantia de pontos.

Em síntese, se trata de um programa de fidelidade disponibilizado nos cartões de crédito, que permitem a economia usando eles em compras, conseguindo melhores oportunidades de desconto.

Milhas aéreas

Agora que, já sabe como funcionam os programas de pontos, explicaremos tudo sobre as milhas aéreas, programa que também beneficia muito os usuários. Então, vamos lá!

Diferença entre pontos e milhas: o que são milhas aéreas?

Se lembra que o programa de pontos está atrelado aos cartões de crédito? As milhas aéreas funcionam de uma maneira similar, mas ao invés de serem ligadas aos cartões, estão conectadas as companhias aéreas.

Sempre que você viajar vai acumular milhas, caso utilize uma das formas correta para juntá-las. Hoje, praticamente todas as grandes companhias aéreas oferecem esse programa de fidelidade como uma forma de incentivar seus clientes a utilizar suas aeronaves. Entre elas aqui no Brasil as mais famosas são:

  • Latam (Latam Pass);
  • Gol (Smiles);
  • Azul (Tudo Azul);

Para decidir qual deseja utilizar, é importante que verifique qual aquela que possui o maior número de voos da sua cidade e também a qualidade do serviço. Não há uma opção melhor ou pior que a outra, tudo depende do que você necessita.

Como juntar milhas aéreas?

A primeira forma de acumular é utilizando os voos da companhia que adquiriu o programa de fidelidade. Está normalmente costuma ser a opção que é mais entrega milhas.

Também é possível comprar milhas aéreas de outras pessoas, ou até vender as suas caso queira. Assim, fará uma pequena renda extra. Ademais, alguns bancos tem parceria com companhias aéreas e permitem a troca de pontos por milhas.  Dessa forma, economiza em suas viagens, com os descontos em milhas, ou até trocar por outras vantagens como o acesso a sala vip.

Diferença entre pontos e milhas.

A grande diferença entre pontos inícios é a forma de acúmulo. Enquanto os pontos são acumulados através da utilização do cartão de crédito de maneira regular, as milhas são somente juntadas quando você comprar passagens para viajar.

Ademais, ambas servem para finalidades distintas, mas acabam se entrelaçando por conta dos bancos também permitirem a transformação de pontos em milhas. No geral, é proveitoso utilizar os dois, não há um melhor nem pior, ambos são bons e atingem o objetivo que prometem.

Sobretudo, é fundamental que você fique atento às atualizações das regras em ambos os programas elas estão sempre mudando, em alguns momentos o número de benefícios pode aumentar ou diminuir, esteja sempre ligado as novidades dos bancos e companhias aéreas.

Conclusão sobre diferença entre pontos e milhas

O programa de pontos é aquele que os bancos oferecem a seus clientes, enquanto o programa de milhas é uma forma de fidelidade oferecido pelas companhias aéreas.

A diferença está na forma de juntar os pontos e milhas, sendo o segundo mais específico, permitindo que junte somente quando for viajar. Enquanto os pontos são acumulados em todas as compras.

Ambos podem ser usados em conjunto, cabe a você analisar as possibilidades do mercado e definir qual programa de pontos e milha obterá.

Ajudamos você a tirar essa dúvida? Então compartilhe o artigo, isso ajuda muito o site.

Logo abaixo, verá outro artigo que também vão te ajudar.

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.