Existe realmente uma diferença entre carreira e profissão? Se você chegou até aqui é porque provavelmente quer entender se está seguindo o caminho certo na sua vida profissional. Bom, existe sim uma diferença entre carreira e profissão, mesmo assim elas têm muitos pontos similares.
Sempre que se fala de uma carreira, de maneira indireta está tratando também de uma profissão. Pode até parecer confuso agora, mas conforme foram adiantando nessa postagem verá a diferença entre carreira e profissão.
Não precisa se preocupar. Todos os aspectos vão ser explicado aqui então, basta que você leia o artigo e não vai mais ter essa dúvida conseguindo entender de uma vez por todas qual a diferença entre carreira e profissão.
Diferença entre carreira e profissão
Ao entender o que é cada uma delas, será mais simples de compreender a diferença entre carreira e profissão.
Então vamos lá!
O que é profissão?
Inicialmente a profissão é aquilo que você gosta de fazer e que está estudando para que no futuro consiga se tornar uma pessoa qualificada para o mercado de trabalho ou para ter a sua própria empresa.
Basicamente é o curso que a pessoa escolhe para fazer, por exemplo, advogado, médico, fisioterapeuta, enfermeiro, jornalista, professor.
Sobretudo, a profissão ela acaba por ser genérica tendo em vista que ela só determina o início da trajetória. Agora com a definição será muito mais fácil ver a diferença em ter profissão e carreira.
O que é carreira
Lembra se que no começo falamos que ambas estão interligadas? A profissão se trata do início de um caminho que deve ser trilhado por você.
Enquanto isso, a carreira é essa trajetória que visa seguir, de acordo com suas escolhas, determina qual área se especializará e no que realmente trabalhará após encerrar os estudos.
Por exemplo, um médico após terminar a faculdade é um clínico geral, mas, conforme ele vai trabalhando na profissão, ele consegue identificar um setor que gosta mais de trabalhar, realiza uma residência e se especializa em algo.
Além disso, a carreira não diz respeito somente a sua qualificação no mercado, mas também a todos os outros aspectos que estão em volta do sucesso. Independente da profissão que escolher. Hoje, existem muitas opçoes de trajetorias profisisonais que pode seguir, é importante aprender a como definir a carreira que vai seguir, escolha uma e se aperfeiçoe.
Desse modo, entenda que a profissão está ligada aquilo que escolhe estudar, enquanto a carreira está diretamente ligada a tudo que faz durante sua vida profissional para se tornar reconhecido e qualificado para exercer sua função.
Qual escolher primeiro, carreira ou profissão?
Bom, como já foi explicado durante a diferença entre carreira e profissão, tudo começa pelo ofício e com o tempo você vai se profissionalizando.
Logo primeiro se deve definir uma profissão para seguir e conforme o tempo foi passando identificar as possíveis carreiras que você mais se identifica. Essa não é uma tarefa fácil. Então no próximo tópico, confira tudo o que precisa para ter uma clareza maior sobre qual caminho seguir.
Como definir uma profissão?
A definição da profissão é uma das coisas mais difíceis de ser feita, principalmente por conta do momento em que isso é feito. O adolescente no auge dos seus 17 anos não tenho maturidade suficiente para saber aquilo que fará pelo resta da vida.
A boa notícia, é que você não precisa ficar em uma mesma trabalho para sempre, hoje as pessoas realizam essa troca de maneira rápida. Então a primeira coisa que deve fazer é não se cobrar tanto, será mais fácil identificá-la assim.
Pense naquilo que gosta de estudar, cada pessoa tem uma predisposição maior para ver se aprofundar em determinada área. Alguns gostam mais de estudar sobre biologia, enquanto outros preferem a área de exatas ou humanas.
Com esse primeiro direcionamento já consegue diminuir muito o número de profissões que pode escolher.
Então, comece a pesquisar sobre os possíveis cargos que talvez ocupe no futuro, identifique as oportunidades de crescimento e todos os caminhos que pode seguir. Aliás, procure a faixa salarial do ofício, algo que também acaba sendo importante.
Ademais, se no futuro desejar trocar a atividade que exerce, faça isso. Apenas esteja preparado para os novos desafios de começar do zero em uma nova carreira.
Sobretudo se o cargo que desejar necessite de uma graduação procure estudar para vestibulares ou aproveitar bolsas de estudos, que hoje são facilmente encontradas em diversos sites como o Quero Bolsa. É importante se preocupar também com os custos após a definição daquilo que gostaria de trabalhar.
Ter duas atividades remuneradas é bom ou ruim?
Em primeiro lugar, entenda que se está tendo 2 profissões no momento é porque provavelmente uma delas não seja suficiente para suprir as suas necessidades básicas ou ela simplesmente já não faz sentido no seu contexto atual de vida.
Durante um curto período ter 2 profissões pode ser benéfico. No longo prazo isso acaba sendo prejudicial, pois pode acabar não tendo tempo para cuidar de sua saúde e passar tempo com sua família.
Desse modo, é possível sim que você tenha dois ofícios, desde que, não se sobrecarregue. O ideal é que busque identificar o cargo que constata mais crescimento profissional e se dedicar mais nesta.
Diferença entre carreira e profissão: Conclusão
Explicamos todas as diferenças entre carreira e profissão. Primordialmente a carreira é aquilo que você efetua após a definição de sua profissão. Todas as qualificações que você possui ou ainda suas experiências enquanto atua no mercado são consideradas uma carreira profissional.
Ademais, a primeira escolha que deve fazer é o ofício, uma das coisas mais difíceis de se definir. Visamos explicar como pode achar essa resposta mais rapidamente. O mais importante é seguir sua intuição.
Bom, esperamos que não esteja com dúvida sobre qual a diferença entre carreira e profissão. No entanto, você ainda ficou algum questionamento, deixe nos comentários responderemos você. Compartilhe esse artigo com aquela pessoa que está indecisa sobre qual carreira ou profissão deve seguir em sua vida.