Buscar dicas para aumentar autoconfiança é um passo muito inteligente, isso porque a autoconfiança é definida como um sentimento de ter confiança em si mesmo, em suas habilidades e qualidades pessoais. Além disso, o bom é que você pode desenvolver esse sentimento no dia a dia com práticas diárias que mudarão a sua visão sobre você mesmo.
Dessa forma, as dicas para aumentar autoconfiança te ajudará a ter mais sucesso em sua vida pessoal e profissional, aumentando sua admiração e amor por você mesmo. Afinal, quando você acredita em si mesmo automaticamente se torna mais aberto a viver e fazer coisas novas. Por exemplo, se você se candidatar a uma promoção ou se inscrever para um novo curso, acreditar em si mesmo e na sua capacidade é a chave para se colocar numa situação sem medo, ou então ir com medo mesmo.
As dicas para aumentar autoconfiança são ferramentas e práticas que irão te ajudar a encontrar uma nova versão de si. Ainda mais confiante e amorosa com você mesmo. Afinal, o outro é um espelho e enxerga aquilo que você mesmo vê sobre você. Cuide de você com mais amor e empatia, esperamos que nossas dicas te ajudem a encontrar sua melhor versão. Tenha uma excelente leitura!
O que é autoconfiança?
Antes de saber dicas para aumentar autoconfiança, é importante saber o que de fato essa palavra significa. Dessa forma, o dicionário define autoconfiança de uma forma simplificada, como a confiança que uma pessoa tem nela mesma.
Ampliando o conceito, é possível afirmar que autoconfiança é a convicção nas próprias habilidades e qualidades que você possui.
Além disso, pessoas mais autoconfiantes acreditam na capacidade de realizar algo com maestria, independente do nível de esforço que essa tarefa demande.
Sem contar que pessoas com mais autoconfiança são seguras e decididas, conseguem propor suas ideias com mais clareza. E tomam decisões com mais facilidade, mesmo sob pressão.
Contudo, o excesso de autoconfiança pode acabar tornando o indivíduo egocêntrico, ou seja, é fundamental que se tenha autoconfiança, porém sempre na medida certa. No universo corporativo, essas características podem acabar atrapalhando as relações interpessoais.
Afinal, quando uma pessoa é egocêntrica não tende a ouvir opiniões alheias, não enxerga as necessidades dos outros e acredita que todos ao seu redor precisam suprir suas necessidades.
Desse modo, o trabalho em equipe exige um equilíbrio entre dois extremos: a arrogância e a modéstia. Dessa forma, esse ponto de harmonia é referente a autoconfiança.
Principalmente quando se trata da sua visão por si mesmo, é fundamental que possamos nos olhar com olhos de amor e empatia, tendo mais confiança e acreditando que somos capazes.
A autoconfiança é a porta de entrada para a autoestima e autossuficiência, sentimentos que são fundamentais para demonstrar amor próprio.
Benefícios da autoconfiança
Ser autoconfiante acaba influenciando diretamente no desempenho pessoal e profissional do ser humano. Desse modo, quando se acredita em suas qualidades, o colaborador passa a direcionar mais esforços em tudo que precisa fazer. Afinal, ele sabe que é extremamente capaz.
Assim como as dicas financeiras pessoais, as de autoconfiança são cruciais até mesmo para o seu desenvolvimento financeiro e profissional no mercado de trabalho.
Sendo assim, ter mais desempenho é um grande benefício gerado pela autoconfiança. Mas saiba que ele não é o único, acreditar em seu próprio potencial acaba trazendo ainda mais vantagens, como por exemplo:
- Qualidade de vida;
- Bons hábitos;
- Bem-estar;
- Felicidade;
- Mais autoestima;
- Capacidade de memorização e concentração;
- Determinação;
- Comunicação mais eficiente;
- Resultados positivos;
- Produtividade;
- Segurança;
- amor próprio
Dicas para aumentar autoconfiança
Em determinados momentos da vida, como a adolescência, por exemplo, a autoconfiança praticamente é inexistente. Já na fase adulta, também nos sentimos um pouco inseguros e despreparados em diversas situações, inclusive durante a carreira profissional.
Saiba que é possível sim desenvolver níveis saudáveis de autoconfiança até mesmo na pessoa mais pessimista que possa existir. Dessa forma, elogiar seus esforços diários, oferecer apoio necessário em momentos difíceis e recompensá-los pelo desempenho e esforço, acaba fortalecendo o sentimento de valor que todos precisamos sentir.
A autoconfiança não se trata de um traço de personalidade, nem mesmo uma característica intrínseca do ser humano. Desse modo, ela pode ser desenvolvida e até mesmo ampliada, basta você usar as estratégias corretas. Ter confiança exige muita prática e persistência.
No fim, o desenvolvimento da autoconfiança exige muita paciência, isso porque ela não se estabelece de uma hora para a outra. Assim, é mais produtivo realizar pequenas ações diárias que fortaleçam sua autoestima, e é isso que você verá a seguir com nossas dicas para aumentar a confiança.
1- Não se compare com outras pessoas
Se você compara sua aparência com a dos usuários do instagram ou compara seu emprego com o do seu amigo, saiba que isso não é nada saudável. É fundamental você entender que a vida do outro não interfere na sua, e aquela beleza ou realidade perfeita que você vê nas redes sociais diariamente, não existe.
Ninguém tem a vida ou a beleza perfeita, todos temos nossas batalhas diárias que não vão para as redes sociais, todos possuem pele com manchas, texturas ou uma parte do corpo que não lhe agrada. Se você for usar o outro ou a vida do outro como um parâmetro, vai apenas fazer mal para você mesmo.
Cada pessoa é única, vive uma vida única, têm um corpo único, você não precisa se comparar com o outro, saiba que você é incrível sendo você, e que assim como você enxerga seus defeitos e pontos fracos, o outro também têm os dele. A perfeição é algo impossível de se alcançar, não se apegue a ela.
Quando estiver fazendo comparações com outra pessoa, procure ficar consciente e começar a mentalizar ou dizer palavras positivas sobre você mesmo.
“eu sou uma pessoa única, eu sou forte, corajoso, inteligente, bonito” procure levar para seu subconsciente diariamente lembretes de que você é uma pessoa única e que não precisa se comparar ou querer competir com ninguém.
2- Aceite elogios enviados para você
Negar elogios ou contrariar comentários positivos sobre você não é uma atitude de alguém autoconfiante. Além disso, não se sentir digno de elogios é péssimo para sua autoestima, de agora em diante, procure aceitar e agradeça os elogios que façam para você.
Se sinta merecedor de cada um deles, afinal, você é! Temos a péssima mania de aceitar elogios negando ou transferindo ele para outra pessoa, por exemplo, se alguém falar “Nossa, como você está linda” provavelmente uma resposta que saia da sua boca é “imagina, você que está”. Não tem nada de errado em elogiar o outro, muito pelo contrário, isso é lindo e importante.
Porém, quando o elogio foi diretamente para você, procure aceitar ao invés de recusar ou transferir ele, agradeça, se sinta agradecido por aquelas palavras positivas. Você pode sim elogiar o outro, mas primeiro sinta o momento no qual eles são para você, não tem nada de errado nisso.
Além disso, procure fazer elogios para você mesmo, as vezes ficamos na expectativa de esperar dos outros, esperar elogio dos outros. Além de carinho, amor, empatia, quando na verdade a primeira pessoa que tem que nos dar isso, somos nós mesmos.
Se olhe no espelho e faça elogios para você, diga o quanto está bonito, como está orgulhoso de você, fale como aquela roupa te favoreceu, seja o seu maior fã.
3- Tenha tempo de qualidade e cuide de você
É comum que com a correria do dia a dia e da rotina você acaba se deixando de lado, às vezes muito mais do que deveria. Por isso, para trabalhar sua autoconfiança e seu amor próprio, procure desacelerar e ter mais tempo de qualidade com você.
Se olhe com mais amor, cuide mais de você, não para receber mais elogios de outras pessoas ou algo do tipo, se cuide porque você é a pessoa mais importante da sua vida.
Procure ter um olhar mais amoroso, tire um tempo para organizar seu guarda roupa e procure aquelas opções de roupas que você adoraria usar, mas por algum motivo acabou deixando elas de lado.
Tire um tempo para fazer uma caminhada, hidrate o cabelo, leia um livro e tenha mais contato com a natureza. São pequenos passos e gestos durante o dia a dia que farão você recuperar cada vez mais sua autoconfiança. Deixe de lado a opinião alheia e passe a se olhar com mais amor.
4- Tenha hobbies – Dicas para aumentar confiança
O que você gosta de fazer quando está sozinho? Quais são as roupas ou o corte e cor de cabelo que te fazem sentir mais bonito ou bonita? O que você pode fazer hoje que vai fazer você se sentir mais autoconfiante? Comece a fazer pequenas perguntas como essas para conseguir sair da sua zona de conforto.
Você não precisa transformar sua vida de uma hora para a outra, mas é importante que você passe a ter pequenas atitudes diárias de autocuidado, carinho e amor. Chega de te deixar de lado, você merece se olhar no espelho e se sentir bem com o que vê, merece ter hobbies que te façam se sentir melhor no dia a dia.
Caso você não tenha muito tempo, comece a acordar uma hora mais cedo, coloque uma música no spotify e faça uma caminhada em volta do quarteirão.
Oimportante é começar, mesmo com passos pequenos, passe a fazer mais por você. Gestos como esse te ajudam a ter mais autoconfiança em você mesmo.
Afinal, fazendo isso você está fazendo algo por você, mesmo sendo um passo pequeno ele é importante para que você consiga cada mais confiar e acreditar na sua capacidade de fazer tudo aquilo que desejar.
5- Reconheça suas virtudes e qualidades
O autoconhecimento te dá a capacidade de aceitação dos seus defeitos e virtudes. Assim, se conhecendo melhor, fica mais fácil reconhecer e lidar com cada um deles. Tanto para melhorar, o que sempre é necessário, afinal, estamos todos em uma constante evolução.
Ou se sentir orgulhoso das suas qualidades e começar a reconhecê-las, saiba que isso não te faz egocêntrico ou algo do tipo, é fundamental reconhecer suas qualidades e valor.
Não se cobre tanto, e lembre-se que as virtudes são mais importantes do que suas limitações. Além disso, saber quem você é é fundamental para seu crescimento pessoal.
Quando se sabe quem é, a opinião dos outros passa a não ter mais aquele peso que antes tinha ou te afetar, afinal, só você sabe quem realmente você é e toda a grandeza disso.
Por isso, ter o reconhecimento de suas qualidades e de seus defeitos te ajudará a ter mais consciência de quem você é e mais facilidade na hora de mudar aquilo que você julga necessário.
6- Comece a se desafiar mais – Dicas para aumentar autoconfiança
Começar a se desafiar fazendo coisas novas e saindo da sua zona de conforto é uma maneira de aumentar sua autoconfiança. Não invente desculpas na hora de fazer algo novo, nem duvide na sua capacidade de realizar uma tarefa.
Dessa forma, é melhor quebrar seus limites e perceber o quão capaz você é, sendo assim, isso pode ser um esporte, um novo hábito, como ir para a academia ou pedir demissão de um trabalho ruim. O que importa é a sensação de conseguir fazer algo que lá no fundo você estava duvidando que era capaz.
7- Experiências passadas te fazem evoluir
Sua trajetória de vida mostra quem você é e tudo o que conquistou até o momento presente. Por esse motivo, não despreze o seu passado, independente de como ele tenha sido. Os erros e acertos devem servir como guias para as aprendizagens e para que você se torne quem você é, nada é por acaso.
Afinal, o que está feito, está feito, não adianta ficar se lamentando ou culpando por algo que não pode ser mudado. Use cada experiência vivida como um guia para sua própria evolução de vida, procure descomplicar as coisas e livre-se daquelas crenças limitantes e procure viver sua vida com mais leveza.
Conclusão de dicas para aumentar autoconfiança
Como falamos ao longo do artigo, as dicas para aumentar autoconfiança são fundamentais para que você passe a se olhar com mais amor e atenção. Reconhecer o seu valor é fundamental para que você consiga viver tudo o que merece.
Afinal, os outros passam a dar para você o valor que você mesmo se dá, por isso, a autoconfiança vai muito além do que apenas ter coragem para fazer algo novo. Você merece se sentir mais seguro e reconhecer a grandeza que você é.
Quando você sabe quem é, nada é capaz de tirar o seu valor, além disso, com autoconfiança e praticando nossas dicas você vai perceber o quão capaz é, você pode muito mais do que você imagina. Na forma prática, um gestor ou colaborador autoconfiante é mais seguro e têm autonomia para poder agir quando julgar necessário. Esse profissional não espera por ordens, ele realiza suas atribuições com autossuficiência para poder inovar e aprimorar ideias. De modo geral, a autoconfiança é um sentimento que dá mais confiança e amor para uma pessoa.