Carregando sua Recomendação...

Consultoria Financeira Pessoal: Como Funciona? Vale a Pena?

Consultoria financeira pessoal

Conseguir se organizar para não se endividar não é fácil. Contudo, para conseguir atingir os objetivos a longo prazo  é fundamental. Buscando suprir essa necessidade de organização, as pessoas recorrem à consultoria financeira pessoal.

Bom, a consultoria financeira pessoal é um auxílio profissional, onde alguém especializado em gestão financeira ajuda quem tem dificuldade em definir pequenas metas financeiras para atingir um sonho a longo prazo.

Quer descobrir se a consultoria financeira pessoal realmente vale a pena? Veja esta análise detalhada sobre a consultoria financeira pessoal, a partir disso será mais simples definir se isso realmente compensa.

O que é consultoria financeira pessoal

Consultoria financeira pessoal
Consultoria financeira pessoal. Fonte: Freepik

Bom, existem muitos modelos de consultoria. Alguns buscam esse auxílio para emagrecer, outros para fazer uma reforma na casa,  no caso da consultoria financeira pessoal é quando alguém se encontra em dificuldade, principalmente atrelado à organização e então procura uma pessoa que domina todos os conhecimentos atrelados a isso para que ela o ajude.

Quais as vantagens da consultoria financeira pessoal?

Para entender se realmente vale a pena a consultoria é importante que entenda todos os benefícios que ela entrega.

  1. Tem um apoio no momento de tomar decisões financeiras complicadas:
  2. Tem mais clareza sobre as metas e objetivos que planeja alcançar, conseguindo ser mais realista;
  3. É uma ótima alternativa para quem visa sair das dívidas, pois terá um plano simples e objetivo para conseguir fazer isso;
  4. Os sonhos se tornam mais fáceis de alcançar devido à definição de pequenas metas;
  5. É possível fazer uma distribuição da renda, de maneira a permitir que invista
  6. Consegue aprender sobre educação financeira para no futuro ter autonomia para tomar as próprias decisões.

Caso alguma dessas coisas seja o que almeja, pode ser uma excelente alternativa para você, contratar um consultor financeiro.

Como uma consultoria financeira pessoal é feita?

Bom, esse direcionamento atrelado às finanças pessoais passa por diversas etapas até que você consiga atingir o objetivo.

Análise da situação atual: após você contratar uma consultoria financeira pessoal, é feito um levantamento, o grande objetivo disso é fazer com que haja clareza sobre sua receita, custo de vida atual, quanto será investido, sempre se baseando no que deseja.

Definição de melhorias: após a análise da situação, é feito um plano onde são definidos os pontos de melhoria. Então, o especialista define as suas finanças pessoais e também indica onde será investido seu dinheiro.

Cumprir o determinado: após todo esse processo o consultor fará um acompanhamento constante para que aquilo que foi determinado seja realmente cumprido.

Basicamente, são esses três passos que toda consultoria financeira pessoal possui. Lembrando que o planejamento sempre pode ser alterado com base na sua realidade.

Quanto tempo dura a consultoria?

Consultoria financeira pessoal
Tempo necessário para ter resultados com a consultoria financeira pessoal. Fonte: Freepik

Bom, o tempo da consultoria depende daquilo que você define com o consultor. Normalmente, existem alternativas mensais, trimestrais, semestrais e até mesmo um anual.

Recomendamos que você sempre opte pelo anual, pois esse tipo de serviço exige tempo para que os objetivos sejam alcançados com tranquilidade.

Tipos de consultoria

Existem muitas consultorias financeiras que você pode estar fazendo, vamos entender elas.

1. Consultoria pessoal

Essa é a consultoria que você está procurando no momento. Ela serve para uma pessoa ou até mesmo para uma família. Pois, a análise é feita a partir de todos os gastos da pessoa, inclusive os domésticos. Normalmente ele está mais atrelado ao controle do orçamento mensal.

2. Consultoria empresarial

Quem tem uma empresa, sabe que é difícil fazer a organização de tudo, principalmente quando se trata da precificação do serviço e também da redução de custos para que o faturamento aumente. O consultor empresarial auxilia exatamente nesse processo, para qual instituição financeira é melhor e o seu caixa e assim consiga crescer.

3. Consultoria para investir

Normalmente, quem procure uma consultoria para investimentos, já possui alguns ativos e apenas está procurando aperfeiçoar seus conhecimentos para investir ainda melhor. Caso esteja começando, veja as melhores aplicações financeiras para quem está começando.

Para quem é uma consultoria financeira pessoal?

Em primeiro lugar, entenda que uma consultoria financeira pessoal não é destinado apenas para um tipo de pessoa específica. Citaremos aqui alguns exemplos de pessoas que podem se enquadrar como clientes desse tipo de serviço.

Quer fazer o salário sobrar mesmo ganhando pouco, não sabe como coordenar os gastos da casa de maneira a atingir esse objetivo.

Ademais, tem uma meta a longo prazo como a compra de um carro ou casa e está totalmente perdido sobre como começar, essa pode ser uma excelente alternativa.

Se você já investe, mas sente que poderia estar aplicando melhor seu dinheiro, com certeza a consultoria vai te ajudar. Aliás, se nunca investiu, essa é uma excelente opção também.

Além disso, quem é consumista e não tem controle algum do seu orçamento mensal precisa de uma consultoria para mudar essa situação e sair do endividamento.

Quanto custa uma consultoria?

Não há um custo certo para a consultoria, tudo dependerá do quão conhecido é o consultor, tempo que ele realiza essa profissão, entre outros fatores externos. Além disso, o patrimônio do cliente influencia muito nesse valor, então a melhor coisa que pode fazer é analisar as alternativas disponíveis pelas empresas.

São muitas empresas que disponibilizam esse tipo de serviço, em especial as corretoras de investimentos como a Rico, Mobills, XP. Também é possível encontrar esse serviço em bancos, principalmente nos mais tradicionais como o Bradesco.

Vale a pena contratar um consultor financeiro?

Você se enquadra em alguma das situações mencionadas anteriormente, pode ser interessante fazer a contratação de uma consultoria financeira pessoal. A partir disso, a sua gestão será muito melhor. Desse modo, atingir suas grandes metas será muito mais simples.

Todos os detalhes atrelados à consultoria financeira pessoal foram demonstrados. É um serviço muito importante para que você aprenda a como gerenciar o seu dinheiro e também a investir melhor. Em um país onde boa parte das pessoas se endividam rapidamente, uma ótima saída é fazer essa consultoria para mudar está situação. Confira os posts relacionados e entenda mais sobre educação financeira.

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.