Carregando sua Recomendação...

7 Dicas Como se Proteger de Ataques Cibernéticos

Como se proteger de ataques cibernéticos

Está preocupado com os ataques cibernéticos? Bom, a frequência de roubos de informações pessoais justifica essa preocupação. Existem diversas maneiras de como se proteger de ataques cibernéticos, caso aplique todas elas estará menos suscetível a fraudes e golpes que ocorrem na internet.

É inegável que a internet revolucionou como o ser humano vive, mas por mais que isso seja incrível também trouxe diversos problemas, pois os golpistas expõem  essa ferramenta ao máximo para se beneficiar, roubando dados e informações pessoais, cobrando para que eles sejam devolvidos. Para não ter que passar por esse problema, mostraremos como se proteger dos ataques cibernéticos.

Confira todas as informações e preste muita atenção, para conseguir colocar em prática todas elas, para não cair mais em ataques cibernéticos. Aliás, as dicas podem ser aplicadas até mesmo na sua conta bancária. Então, veja como se proteger de ataques cibernéticos.

1. Tenha antivírus no seu computador

Como se proteger de ataques cibernéticos
Como se proteger de ataques cibernéticos; Fonte: Freepik

Boa parte dos vírus estão ligados ao computador, pois é onde as pessoas têm mais acesso, como sites de jogos, entre outras coisas. Logo, é necessário ter um antivírus que esteja pronto para suportar e combater qualquer ataque. Entre as diversas que existem na atualidade, a Avast sempre se destacou, eles cobram um valor mensal para que possa estar protegido, mas é algo que vale a pena, em especial se você trabalha através do computador.

2. Proteção de ataques cibernéticos: Tome cuidado com os sites que acessa

Deve sempre tomar muito cuidado ao acessar páginas na internet. Caso a página não demonstre confiança, saia delas o mais rápido possível e faça uma limpeza no seu computador para ter certeza que suas informações não foram vazadas.

3. Não acesse links enviados no seu celular

Sem dúvida, já chegou uma mensagem no seu celular informando que ganhou um prêmio ou algo do tipo, pedindo que clique no link e realize o procedimento para obter o produto que ganhou. Ao clicar no link, aparece uma página onde precisa preencher suas informações pessoais e muitas vezes ainda pedem dinheiro para que então receba o valor do sorteio ou algo do tipo.

Bom, se clicar nesse link,  e digitar suas informações e realizar todo o procedimento que eles impuseram, saiba que seus dados foram vazados e provavelmente eles tentarão utilizar suas informações para realizar compras ou empréstimos. Caso uma mensagem chegue, seja por SMS ou até mesmo por WhatsApp, sempre desconfie e na dúvida seja cauteloso.

Normalmente, o site não possui o certificado SSL do Google, esse pode ser um sinal de que tem algo de errado com seu site. Muita atenção nesse tipo de ataque cibernético, ele é um dos mais recorrentes com pessoas idosas.

4. Como se proteger de ataques cibernéticos: Use a verificação de dois fatores

Precisa autorizar a verificação de 2 fatores em todos os seus e-mails e redes sociais. Se você trabalha com a internet, isso é ainda mais importante. Por que deve ativar essa verificação?

Por exemplo, se alguém roubar o seu e-mail com a senha, ao tentar acessar, ela não conseguirá, pois será solicitado um código que só pode ser obtido através de um aplicativo que gere a senha para a conta. Recomendamos que use o verificador de 2 etapas do Google, ele está disponível para Android e IOs.

O processo é muito simples, ao fazer o download, efetuará o login, então poderá fazer a configuração dos e-mails ou sistemas que usam para trabalhar no aplicativo através do QR Code.

5. Crie senhas realmente fortes

Uma boa senha deve não ter ligação com o seu nome ou data de nascimento de alguém próximo a você. De certo modo, quanto mais aleatória a senha for, mais segura ela será. Deve sempre ter várias letras maiúscula e minúscula além de símbolos e números para proporcionar uma proteção ainda maior. Com isso, aqueles que tentarem utilizar de algum mecanismo para descobrir a sua senha, não terÃO sucesso.

No entanto, se você utilizar uma senha forte não dispensa a verificação de 2 etapas, mencionada anteriormente. Aliás, essa é uma das melhores maneiras de proteger sua conta bancária.

6. Como se proteger de ataques cibernéticos: Faça a atualização dos aplicativos que usa

O trabalho que você faz exige que utilize diversos aplicativos? Bom, então o ideal é que faça a atualização deles com frequência. As empresas estão sempre preocupadas com os ataques cibernéticos. Então, as atualizações ocorrem com uma certa frequência, pois se as informações forem vazadas eles podem ser responsabilizadas.

7. Ensine os colaboradores da sua empresa

Essa é uma dica especial para aqueles que têm uma empresa. Os seus colaboradores precisam aprender todas as dicas anteriormente mencionadas para que as informações que a sua empresa possui não sejam vazados. Isso é muito importante, principalmente se sua empresa trabalha com informações delicadas.

Sempre que dados de pessoas são vazadas, a pessoa prejudicada pode pedir na justiça dano moral ou até mesmo material, dependendo da natureza da prestação de serviço. Logo, separe um tempo do seu dia para conversar com os colaboradores e explique  o que  fazer visando assegurar a proteção das informações.

A partir do momento que todos os colaboradores estiverem cientes disso, uma cultura de proteção de dados estará criada. Então sua empresa está menos suscetível a ataques cibernéticos.

Conclusão

Os ataques cibernéticos ocorrem com muita frequência no Brasil, em especial com pessoas idosas, devido à não saberem utilizar muito bem a internet. Contudo, qualquer pessoa pode sofrer um ataque cibernético, basta estar em um dia em que não esteja tão atenta aos sinais e quando menos esperar, pode sofrer um golpe.

Saiba que todas as dicas de como se proteger de ataques cibernéticos são mecanismos que vão diminuir a chance de ocorrerem, mas ainda assim eles podem acontecer, pois a tecnologia está sempre revolucionando e os hackers estão sempre buscando brechas para conseguir aplicar os ataques cibernéticos. Entanto, se você aplicar tudo o que mencionamos neste artigo, diminui consideravelmente a probabilidade de ser hackeado. Compartilhe desse artigo com seus familiares e amigos para todos se protegerem dos ataques cibernéticos.

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.