Saber como investir em ouro vai permitir que você torne sua carteira mais variada e completa. Sendo assim, as aplicações em ouro podem se mostrar vantajosas a longo prazo.
Muitos investidores aprendem como investir em ouro para ter mais segurança financeira. Existem diferentes formas de aplicar seu dinheiro em ouro e é importante conhecer cada uma delas.
Depois de entender como investir em ouro, você poderá decidir se essa é uma aplicação relevante para seu perfil de investidor. Contudo, destacamos que prezar pela variedade e segurança financeira de sua carteira vai trazer muitos benefícios.
Por que saber como investir em ouro?

O ouro é um dos metais mais valiosos do planeta, sendo objeto de desejo dos seres humanos há muitos séculos. Em tempos antigos, diversas moedas de diferentes culturas eram feitas de ouro, por exemplo.
As sociedades antigas já estimavam o ouro com grande valor financeiro e, com o passar do tempo, essa visão continua a mesma. Sendo assim, você pode aprender como investir em ouro nos dias de hoje.
Existe uma grande variedade de investimentos, como ações de empresas, títulos públicos, previdência e muitas outras opções. Portanto, o ouro é mais uma alternativa para te ajudar a saber como diversificar investimentos.
Ter aplicações de diferentes tipos é importante para aumentar a segurança financeira em sua vida. Dessa forma, se um de seus investimentos vai mal, você pode minimizar os impactos negativos graças às outras aplicações.
O ouro se destaca por se tratar de um ativo muito seguro, pois é estável e confiável. Isso significa que, mesmo em momentos de crise, o ouro é uma alternativa segura e que vai agregar para que sua carteira de investimentos mantenha o equilíbrio.
Vamos apresentar tudo o que você precisa saber para começar a investir nesse ativo. Seja você um investidor novato ou experiente, é muito vantajoso ter o ouro entre suas aplicações.
A importância do investimento em ouro
Ter estabilidade apesar das quedas nas bolsas de valores é uma característica fundamental do investimento em ouro. Desse modo, ao acompanhar o site da B3, Bolsa de Valores do Brasil, você notará que o ouro tem uma baixa correlação com a mesma.
Assim como o dólar, o ouro é um tipo de aplicação que, quando as ações caem, seu valor aumenta. Essa característica faz com que esses tipos de investimentos sejam usados como hedge por vários investidores.
Entretanto, investir em Ouro é ainda mais estável e seguro que em dólar. Isso porque moedas como o dólar também podem sofrer os impactos das decisões dos países que as imprimem.
Por sua vez, o ouro é um metal universal, ou seja, igual em todos os países. Por se tratar de um metal valioso e raro, seu valor é alto e sua escassez ajuda a fortalecer o seu preço internacionalmente.
Além disso, o ouro não passa pelo processo de impressão por um país, como é o caso dos papéis-moeda. Dessa forma, esse metal valioso consegue manter o equilíbrio por muito mais tempo.
Diversos países ao redor do planeta contam com reservas financeiras desse ativo. Esse fenômeno ajuda a valorizar ainda mais o ouro, permitindo que sua importância aumente principalmente em cenários de crise financeira.
Se você busca por aplicações com alta estabilidade, o ouro se mostrará uma escolha muito viável para seu portfólio de investimentos. Todavia, tenha em mente que isso não quer dizer que o ouro está livre de riscos.
Formas de como investir em ouro
É importante conhecer as maneiras distintas que existem para investir em ouro. Cada uma delas possui suas próprias características, sejam elas vantagens ou riscos.
Primeiramente, é preciso destacar que os investidores utilizam o ouro tanto como uma aplicação quanto como especulação. Como aplicação, esse ativo oferece estabilidade e tem como principal papel ajudar na diversificação da carteira de investimentos.
Enquanto isso, o ouro também é usado como especulação pois permite que os investidores acompanhem a variação no valor do metal para que possam lucrar com elas.
Dito isso, uma das formas de como investir em ouro é adquirir o metal em sua forma física. Desse modo, você pode adquirir ouro fisicamente, mas saiba que existem processos burocráticos para comprar e vender esse ativo.
Apenas instituições financeiras com autorização do Banco Central para essa atividade podem vender ouro. Além disso, é preciso ter um cadastro com autorização para ter esse ativo físico.
Por mais que seja possível guardar o ouro físico em sua casa, não é uma decisão segura. Neste caso, será necessário ter um banco custodiante para guardar seu ativo em segurança.
Uma das principais desvantagens de investir em ouro físico é a falta de liquidez. É muito mais prático operar o ouro quando o mesmo é um ativo do mercado financeiro e não o metal físico.
O mesmo vale para outra forma de investir em ouro: através de jóias. Sendo assim, ter jóias fabricadas em ouro permite que você aplique seu dinheiro no metal, mas sem a liquidez de outras alternativas.
Vale destacar que, assim como no caso do ouro físico, as joias estão sujeitas a furtos e roubos. Para negociar na bolsa, o ouro precisa ter qualidade de 24k e, em muitos casos, o metal presente em joias é de 18k.
Contratos futuros e fundos de investimentos

Quando falamos em investir em ouro, não podemos deixar de fora os contratos futuros. Dessa maneira, essa é uma opção para quem quer utilizar o material para especulação.
Nos contratos futuros, você vai comprar e vender os derivativos no mercado futuro. Esses contratos possuem lastros em ouro, ou seja, vão seguir as variações da cotação desse ativo.
Neste cenário, os especuladores lucram com a queda ou subida do preço do ouro. Você pode encontrar contratos futuros na bolsa de valores, operando por meio de tickers específicos.
Já os fundos de investimentos dispensam apresentações e se destacam por sua liquidez e praticidade. Desse modo, gestores profissionais montam portfólios com objetivos centrais e aportes em ouro para maior segurança.
Os fundos de investimentos funcionam a longo prazo e com regras de resgate simples. Sendo assim, você poderá lucrar com mais segurança e com aplicações menores ao investir em ouro através de fundos.
Conclusão sobre como investir em ouro
Investidores do mundo todo aplicam seu dinheiro em ouro visando a diversificação e segurança de seus portfólios. Portanto, o ouro é um tipo de investimento estável e confiável.
Para saber como investir em ouro, é necessário entender que existem diferentes maneiras de fazer isso. Uma delas é adquirir ouro fisicamente, mas não deixe de considerar todos os riscos e burocracias que o processo envolve. O mesmo vale para jóias.
Por sua vez, investir em contratos futuros pode se mostrar complexo para iniciantes, mas especuladores conseguem lucrar com a variação de preço do ativo.
Já os fundos de investimentos com aporte em ouro oferecem segurança e liquidez para diversificar sua carteira. Dessa maneira, aplicar dinheiro em ouro tornará sua vida de investidor mais segura e completa!