Carregando sua Recomendação...

Veja Como Fazer ID Jovem Para Viajar de Graça por Todo o Brasil

como fazer id jovem para viajar

 Em primeiro lugar, você verá como fazer ID jovem para viajar, conseguindo ir para qualquer lugar sem ter que pagar a passagem.

Além disso, saiba quais são os documentos que você deve apresentar ao realizar o cadastro no ID jovem para viajar. Também vai conseguir saber quais as outras vantagens que você tem com ele.

Sobretudo, vai entender como você deve utilizar a carteira de identificação jovem para conseguir viajar de graça. Veja agora tudo sobre como fazer ID jovem para viajar.

O que é o ID Jovem?

como fazer id jovem para viajar
como fazer id jovem para viajar (Foto: Reprodução)

Já pensou na possibilidade de viajar sem ter que pensar no custo da passagem? Pois bem, o ID jovem é uma iniciativa do governo que visa entregar a todos os jovens com baixa renda maior facilidade para viajar, permitindo assim, que eles não paguem a passagem.

Ademais, para ter a garantia desse direito foi criado uma lei em 2013 chamada Lei da Juventude (Lei 12.852/2013). Sendo está a responsável por assegurar esse direito a você.

Desde a data da criação do programa, milhões de jovens estão sendo beneficiados, conseguindo economizar e ter novas experiências por um preço mais acessível.

Até que idade você pode utilizar o ID Jovem?

Afinal, quem é jovem para este programa? Então, no Brasil jovem é toda pessoa que tem entre 15 e 29 anos. Sendo assim, se você se encaixa nessa faixa etária pode fazer o ID jovem para viajar.

Por conta da idade ser muito ampla, você pode utilizar essa vantagem por muito tempo. No entanto, é importante ficar atento às outras exigências que o programa possui.

Quais documentos são necessários?

Em primeiro lugar, antes de entender como fazer a carteira de identificação jovem para viajar é importante que compreenda todos os documentos que deve apresentar quando for fazer o cadastro para ter acesso ao benefício.

Antes de se cadastrar você precisa ter o NIS (Número de Identificação Social). Sem isso, será impossível viajar de graça.

Além disso, deve informar seu CPF, nome completo, nome completo da mãe, endereço e renda.

Como Verificar o NIS?

Verificar o NIS é simples, terá que acessar o aplicativo Meu CadÚnico. Basta fazer o login com seu CPF e a senha que cadastrou.

Além disso, outra forma de conseguir verificar o NIS é através do número 0800 707 2003, informando seus dados ao atendente, ele informará seu número de identificação social.

E quem não tem o NIS ou não atualizou ele? Nesse caso, você terá que ir até o Cras da sua cidade, para que eles emitam o número de identificação social para você.

Qual o limite de renda para poder usar o ID Jovem?

O ID jovem é um programa destinado para quem tem uma renda baixa, mas, o que é uma renda baixa? Para a lei da Juventude, a família do jovem deve ter de renda no máximo 2 salários mínimos, ou seja, R$2.424,00 atualmente.

É importante entender que essa deve ser a renda da família e não a sua somente. Logo, se você trabalha e seus pais também, na soma de todos os salários ultrapassar R$2.424,00 não poderá utilizar o ID para viajar.

Em suma, essas são todas as informações que você precisa entender para conseguir determinar se pode participar do programa. Agora veja o passo a passo para fazer ID jovem para viajar.

Como Fazer ID Jovem Para Viajar?

Primordialmente, você tem três formas principais de fazer o cadastro no programa.

Através do site do governo brasileiro, acesse “emitir ID jovem”. Então, terá que informar os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Número do Nis;
  • Nome da mãe;
  • Data de nascimento.

Após isso, conseguirá ter a carteira de identificação do jovem, você deve imprimir esse documento para poder viajar de graça.

Além disso, pode baixar o aplicativo ID Jovem 2.0 disponível para Android e iOS, então informe os mesmos dados e conseguirá ter o documento também.

Por fim, pode ir ao Cras também para que eles façam o cadastro para você, uma boa opção se você não conseguir acessar o site ou app.

Como utilizar o ID jovem para viajar?

Para viagens mais longas, você precisa comprar a passagem com 3 horas de antecedência para ter direito ao benefício, nesses casos você consegue 2 passagens gratuita e 2 com 50% de desconto.

Já em viagens na cidade, não precisa ser feita a compra da passagem com antecedência. Aliás, o programa não fica restrito aos ônibus, também abrange metrôs, trens e barcos.

Quais outras vantagens do ID jovem?

Bom, além do transporte, ficar mais fácil com a carteira de identificação do jovem, também tem meia entrada em diversos eventos, como:

  • Cinema;
  • Teatros;
  • Jogos de qualquer esporte;
  • Museus;
  • Parques.

Sendo assim, é possível ir a diversos lugares economizando muito.

Além disso, você que está estudando para entrar na universidade ou passar em um concurso público, pode aproveitar o e conseguir isenção na taxa de matrícula.

Conclusão

Uma das principais coisas que você precisa guardar sobre este benefício é que você deve se manter dentro da renda determinada. Todos os anos uma análise é feita e caso você ultrapasse será retirado do programa

Sobretudo, conseguirá facilmente utilizar o ID jovem durante muito tempo, pois, dependendo da sua idade pode usar o programa por mais de uma década. Ademais, fazer ID jovem permite que você tenha outras vantagens além da passagem tem meia entrada em diversos eventos.

Compartilhe a postagem com quem ainda não faz parte do programa e está perdendo essa oportunidade.

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.