A inflação é uma métrica importantíssima, no Brasil, o responsável por calculá-la é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e faz o cálculo a partir de dois índices importantíssimas. Primordialmente, IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo), em segundo lugar, INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor), os dados são estimados todos os meses, permitindo que saiba como está hoje a inflação no Brasil.
Aqui, entenderá como está hoje a inflação no Brasil, veja como os índices funcionam e os fatores que interferem na porcentagem do IPCA. Compreenda o que está fazendo acontecer o efeito da deflação.
A inflação está em queda considerável o que é excelente para toda a sociedade, ela atingiu esse ano uma porcentagem que há muito tempo não alcançava, para saber como está hoje a inflação no Brasil, leia o artigo até o fim.
IPCA e INPC
O IPCA é uma métrica muito importante para todos os brasileiros, mas, como o índice nacional de preço ao consumidor amplo interfere na sua vida? Basicamente essa taxa visa calcular qual é o custo de vida dos brasileiros a partir de materiais básicos essenciais.
Além disso, o IPCA é importante para investidores, pois, ela interfere diretamente na taxa Selic. Além de permitir que aqueles que investem na renda fixa confiram se seu dinheiro está rendendo acima da inflação.
Já o INPC, sigla do índice nacional de preço ao consumidor, determina qual é o poder de compra do brasileiro, considerando principalmente a população de baixa renda. Os dois determinam como está a inflação hoje no Brasil, mas, entre eles, o IPCA é mais importante, pois interfere de maneira direta no lucro em seus investimentos e também no preço dos produtos.
Qual o significado de deflação?
Hoje o Brasil está sofrendo o efeito chamado deflação, o que isso significa? Basicamente a deflação é quando o IPCA fica negativo. Compreenda que eles ficarem negativos pode ser bom ou ruim. Funciona da seguinte forma:
- Índices positivos: IPCA alto significa que o preço dos produtos estão mais caros. Enquanto o INPC alto acaba sendo excelente, pois você está podendo comprar mais coisas
- Negativo: Já quando o IPCA está em baixa, é um indicativo da queda do valor das mercadorias, mas o INPC negativo significa uma diminuição do poder de compra.
Como está a inflação hoje no Brasil: Porcentagem atual
Atualmente a inflação no Brasil está em queda pelo segundo mês consecutivo. Em setembro o IPCA, principal índice da métrica, caiu 0,29%, fixando assim a inflação em 7,14%, uma porcentagem extremamente baixa, superando muitos países desenvolvidos da Europa, que nesse momento estão passando por uma grave crise econômica.
Por que a inflação no Brasil está em queda?
A inflação do Brasil está em queda, principalmente por conta dos acontecimentos globais, principalmente na Europa. O conflito entre a Ucrânia e Rússia, fez com que a União Europeia determinasse sanções econômicas a Rússia, em resposta ela deixou de fornecer o gasoduto, recurso valioso para a União Europeia.
Por conta disso, a Europa tem a necessidade de buscar outras alternativas, o Brasil tem se beneficiado disso, realizando diversas negociações e melhorando sua economia. Ademais, a queda do combustível auxilia ainda mais na redução da métrica, com a queda do valor da gasolina, os demais serviços que dependem de combustível vão tendo uma grande queda no custo, o que é excelente para o Brasil. Esse fator se deve principalmente a queda do preço do petróleo.
Segundo pesquisas do IBGE, é provável que pela primeira vez o Brasil termine o ano com uma inflação menor do que os países da Europa e também os Estados Unidos, fazendo assim, com que a economia do país cresça e mais oportunidades surjam.
A inflação atual facilita os investimentos?
Sem dúvida que sim! Com a baixa dela, você pode investir mais facilmente e começar a desenvolver uma reserva de emergência ou ainda uma carteira de investimentos, que vão no longo prazo te beneficiar muito.
Principalmente se nunca aplicou seu dinheiro e pretende começar com investimentos mais conservadores (CDB, Selic, LCI), esses estão com métricas excelentes que chegam a ultrapassar os 11% ao ano, porcentagem perfeita para investir e não correr muitos riscos com aplicação, o que torna o melhor investimento para quem está iniciando.
Qual o cenário dos próximos meses da inflação?
Segundo o banco central, a expectativa é que a inflação caia ainda mais, principalmente, por conta da baixa no custo do petróleo, enquanto o Brasil enfrenta uma queda constante da métrica, países como os Estados Unidos estão enfrentando um pico muito alto na inflação. Por conta do cenário global é possível que a inflação desacelere ainda mais. Contudo não se sabe ao certo, o quão grande pode ser a queda dela.
Enquanto isso, na Europa a estimativa é uma das piores possíveis, com a alta no preço da energia, dificuldades no fornecimento do gasoduto e ainda com o inverno chegando, período em que mais se precisa do recurso disponibilizado pela Rússia, a expectativa é que a inflação suba ainda mais.
Como está a inflação hoje no Brasil: Conclusão
Atualmente a inflação brasileira está em queda, principalmente por conta de o valor do petróleo estar mais baixo. Enquanto isso, a Europa e os Estados Unidos estão enfrentando grandes dificuldades para conter a crise econômica.
O fator principal do bom momento brasileiro é o combustível que está muito mais barato. Nos próximos meses, se espera a continuação da queda, pois, o cenário está muito favorável.
Sobretudo, esse se mostra um excelente momento para você investir, devido ao custo de vida estar mais baixo. Logo, investir e se precaver para momentos econômicos mais difíceis é necessário, quanto antes começar a desenvolver sua base financeira, melhor será.
Compartilhe com alguém que não sabe como funciona a inflação e o que está fazendo ela ter uma queda tão acentuada atualmente. Ficou com alguma dúvida sobre como está a inflação no Brasil hoje? Comente, o mais rápido possível responderemos você.