Carregando sua Recomendação...

5 Maneiras de Como Cobrar um Amigo sem Perder a Amizade

como cobrar um amigo sem perder a amizade

Primordialmente, você vai aprender a como cobrar um amigo sem perder a amizade, usando o bom humor, mas, deixando claro que sua intenção é receber o dinheiro de volta.

 Além disso, poderá utilizar qualquer nome dos meios aqui citados para conseguir cobrar um amigo sem perder a amizade, utilizando sempre a calma e a paciência dando o máximo demonstrar raiva.

Deste modo, conseguirá adquirir o dinheiro de volta e não irá perder o amigo. Veja agora, às cinco principais formas de cobrar um amigo sem perder a amizade.

5 Formas de Cobrar um Amigo Sem Perder a Amizade

1. Não deixe Passar Muito da Data do Vencimento Para Cobrar o Amigo

como cobrar um amigo sem perder a amizade
como cobrar um amigo sem perder a amizade (Foto: Reprodução)

Em primeiro lugar, é importantíssimo que você não deixe passar muito tempo para cobrar um amigo. Principalmente, se não for um valor tão alto, pois há uma grande probabilidade da pessoa achar que você esqueceu e não irá mais cobrar ela.

Destilado, recomendamos que você cobre a pessoa após uma semana. Assim, o amigo não poderá dizer que você está cobrando em cima da data ou algo assim.

 Além disso, com isso você consegue ver se ele é uma pessoa, que está preocupada com as despesas ou simplesmente não liga de ficar dizendo para você.

Sobretudo, se ele for alguém que gosta de deixar as dívidas em dia, irá te procurar rapidamente para informar a situação financeira, tentando reaver o prazo para te pagar.

Contudo, caso ele não demonstra nenhuma preocupação, você sabe que não deve mais emprestar dinheiro a ele.

Mesmo que você espere alguns dias, durante a semana entre em contato com ele, somente para perceber se ele tocou no assunto ou não. Caso ele fale sobre a despesa, você pode acabar fazendo o pedido de volta mais rapidamente.

2. Sempre Realize a Cobrança com Calma

 Antes de tudo, importante que você mantenha a calma quando foi coberta pessoa, pois, já é uma situação desconfortável e você pode acabar arrumando uma briga com, que acarreta fim da amizade.

Sendo assim, se no dia em que você pensa em comer a pessoa que você não estiver bem eu estiver em uma situação de estresse, aguarde um pouco mais antes de coberta pessoa,

Assim você irá conseguir manter a calma mais facilmente, o que seria difícil caso você tenha tido um dia ruim.

Ademais, é importantíssimo que você ao cobrar o seu amigo tem que usar palavras descontraídas.

Evitando termos que possa fazer ele sentir ofendido como, por exemplo, “caloteiro” com isso, você terá a certeza de que fez de tudo para que o seu amigo não ficasse chateado, conseguindo assim efetuar a cobrança sem perder a amizade.

Contudo, Vale ressaltar que se a pessoa for mal-educada com você e te tratar com grosseria, não pense duas vezes antes de tratá-la da mesma forma, pois ela nem tem motivo para ficar brava devido ao tom da cobrança.

Caso isso aconteça, provavelmente você perderá um amigo, mas, se isso acontecer, provavelmente ele não é uma pessoa que mereça sua companhia.

3. Faça uso de Indiretas Para Cobrar um Amigo Sem Perder a Amizade

Outro mecanismo ótimo que você pode utilizar para conseguir cobrar o seu amigo são as indiretas.

Quando estiver próximo dele, use frases descontraídas que deixe ali um sinal de que você quer receber seu dinheiro de volta, caso ainda assim, ele não demonstre que te pagará , seja direto e peça o dinheiro até determinada data, correndo o risco de perder a amizade.

Deste modo, ele não poderá ficar bravo por você estar cobrando ele, pois você nem está fazendo isso de maneira direta. O que facilita ainda mais a cobrança e caso ele comente algo você pode dizer é preciso do dinheiro e tudo mais. Assim evitará perder a amizade ao efetuar a cobrança.

 Contudo, é muito importante que você tenha calma para usar esse tipo de cobrança. Pois dependendo do tom pode soar como ironia e a pessoa acabar ficando brava com você, o que fará sem dúvida você perder a amizade com aquela pessoa.

Sobretudo, se você ainda está com calma e não quer e quero usar um jeito de cobrança onde você conseguirá diminuir as chances de perder um amigo. Sem dúvida essa é a melhor delas para você utilizar.

4. Determine Prazos Para Pagamento

 Primordialmente, a definição de prazos quando você empresta dinheiro é sempre fundamental,. No entanto, podemos dizer que isso tem uma necessidade ainda maior caso você empreste o dinheiro lá um conhecido e depois que irá cobrar sem perder a amizade.

 Além disso, quando você for emprestar, tente deixar mais caro possível que você precisa também daquela quantia para alguma necessidade.

 Assim, ao cobrar você poderá ir muito direto ao ponto, pois, você já deixou o carro no momento em que emprestou que também precisa da quantia.

 Inclusive, se você determinou o prazo e a pessoa demonstrar alguma indignação por você estar cobrando ela. Você pode dizer que já havia alertado ela que também iria necessitar do dinheiro para aquela data, então, ela não poderá ficar muito revoltada.

5. Não Tem Porque Ficar Envergonhado de Cobrar um Amigo Sem Perder a Amizade

Por fim, entenda não haver necessidade de você ter medo de cobrar a pessoa, pois você também tem suas despesas para quitar e também necessita de dinheiro assim como todas as pessoas.

 Além disso, existem outras formas de cobrar no mercado que facilitam o recebimento do pagamento como, por exemplo, as transferências pix e Ted.

Caso você tenha uma empresa e emprestou o valor em nome dela é importante que você utilize outros mecanismos como o boleto gerado no mercado pago.

Dessa maneira, conseguirá efetuar a cobrança das pessoas tranquilamente, sem ter que passar por muito estresse.

Conclusão

Apresentamos aqui cinco maneiras de você cobrar seus amigos sem perder amizade podendo utilizar todas elas em conjunto Para que assim faça um maior aproveitamento do seu tempo.

 Sobretudo, é importantíssimo manter a calma ao efetuar a cobrança, caso você queira manter amizade com aquela pessoa.

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.