Em primeiro lugar, o cartão de combustível é uma ferramenta de pagamento para as despesas de abastecimento de um veículo. Em outras palavras, são como cartões de crédito. No entanto, somente o motorista pode usufruir dele. Em postos de combustível autorizados, podem fazer o pagamento do combustível abastecido.
Dessa forma, o cartão de combustível pode ser feito em duas modalidades. Assim, tem a opção de crédito com um limite (parecido com um cartão de crédito) ou na modalidade pré pago. Nessa, o usuário deixa previamente, um valor disponível para o abastecimento. Dessa maneira, evita despesas extras que saiam do controle.
Como Funcionam os Cartões de Combustível
Primeiramente, o cartão combustível funciona como um recurso de pagamento convencional e direcionado. Ou seja, só para uso em postos de combustível, para abastecer os veículos que estão em operação no momento.
Nesse sentido, existem muitas empresas que trabalham com transportes, seja de mercadorias, clientes ou colaboradores. E os cuidados e a manutenção dos veículos também fazem parte de suas responsabilidades.
Desse modo, diversas empresas optam pelo reembolso do colaborador. Assim, realiza o abastecimento com seu próprio dinheiro, através de notas fiscais ou outros documentos. Entretanto, talvez essa não seja uma forma eficiente de monitorar os gastos. Pois possíveis fraudes podem ser contabilizadas.
Portanto, o cartão combustível pode ser contratado unicamente para esse objetivo. Isso permite que a empresa tenha um controle mais rigoroso sobre os recursos e pagamentos.
Dessa forma, eles costumam ser bem interessante para empresas que trabalham com atividades de transporte de cargas e outros. Porém, existe a possibilidade também de aderir a essa opção como pessoa física.
Cartão de Crédito Combustível
A princípio, a empresa pode ter um recurso comum de crédito. Porém, com certo limite para abastecer os veículos em estabelecimentos credenciados. Assim, o cartão funciona normalmente. E será necessário que a empresa pague a fatura depois, assim como um cartão de crédito para PJ.
No entanto, não será exatamente um cartão combustível. Mas apenas um cartão de crédito utilizado para isso.
Assim, para ter um cartão de crédito combustível, o consumidor pode entrar em contato com empresas que trabalham com isso. Além disso, é aceito somente em postos e estabelecimentos para abastecimento de veículos.
Cartão Combustível Pré-Pago
Por outro lado, também existe a possibilidade de um cartão combustível pré-pago. Desse modo, funciona de forma semelhante a um cartão-alimentação. Ou seja, existe o depósito do benefício para ser descontado no momento da compra.
Dessa forma, todo mês a empresa pode deposita um valor fixo para o motorista usar de acordo com sua necessidade. Assim, não precisa pagar uma fatura no fim do mês. Uma vez que já traz todo o valor do mês para o motorista utilizar.
Vantagens e Desvantagens dos Cartões de Combustível
A princípio, o cartão combustível oferece diversas vantagens interessantes. Principalmente para as empresas.
Em primeiro lugar, facilita o controle com os gastos com abastecimento. Ao mesmo tempo, reduz as chances de fraudes e desvios. Ademais, acompanhar por notas fiscais e recibos pode dificultar o controle. Pois a verificação depende de meios convencionais e pouco práticos.
Em contrapartida, usar aplicativos para controlar o pagamento, se torna mais simples.
Além disso, uma das principais desvantagens nessa opção, são os custos que acompanham o cartão combustível. Por exemplo, ainda existem possíveis taxas de administração e emissão do cartão.
Também será preciso administrar muito bem as faturas, bem como a reposição de saldo. Ou então, o abastecimento pode ficar comprometido. Desse modo, é interessante que tenha uma reserva antes de fazer a contratação dessa opção.
Principais Opções de Cartões de Combustível
Primeiramente, as empresas que administram um cartão combustível oferecem vantagens e tarifas diferentes entre si. Em outras palavras, esse mercado é muito variado.
Cartão Combustível Alelo
O cartão combustível da Alelo, o Alelo Frota, apresenta uma proposta diferente dos outros do mercado.
Assim, o Alelo Frota é mais prático e oferece mais controle e economia dos gastos. Além disso, tem bastante aceitação no país, e um aplicativo para controle imediato dos gastos.
Cartão Combustível Sodexo
Antes de mais nada, a Sodexo já é bastante conhecida pelos seus cartões de alimentação e refeição. No entanto, ela também possui o seu cartão combustível, o Wizeo.
Dessa forma, para aqueles que operam com veículos, ele é ideal para controlar as despesas através da internet. Assim, facilita o dia a dia dos usuários. Além de ajudar no controle com os gastos de combustível.
Nesse sentido, o Cartão Sodexo Wizeo tem o modelo pré–pago com um crédito estabelecido por mês, ou o modelo de limite de crédito. Com ele, o cliente acompanha todas as despesas com combustível através de relatórios online.
Cartão Combustível Shell Santander
Desde já, o Shell Santander talvez seja um dos cartões mais completos do mercado. Uma vez que ele é realmente um cartão de crédito.
Porém, mesmo que seja orientada mais para pessoas físicas, ele também é indicado para empresas. Pois o valor da anuidade diminui conforme os gastos.
Cartão Combustível Bradesco
Por outro lado, o Banco Bradesco apresenta opções em três categorias, como:
- Cartão Bradesco Flex Car (cartão pré-pago para abastecimento e estacionamentos);
- Cartão Transportes (exclusiva para CNPJ, permite pagar por diversos meios, inclusive pedágio);
- Cartão Bradesco Visa Vale Pedágio (também para empresas).
Vale a Pena ter um Cartão de Combustível?
Em primeiro lugar, determinar se vale a pena adquirir um cartão combustível depende do perfil da pessoa física ou da empresa.
Assim, se o usuário tem atividades de transporte e faz abastecimentos com frequência, pode ser interessante aderir a essa alternativa. Uma vez que ela traz auxílios para o controle das despesas. Além disso, permite que economize no pagamento de combustível e outras manutenções.
Dessa forma, diversos cartões oferecem benefícios atrativos, que melhoram a segurança na atividade e os pagamentos. Contudo, existem opções no para empresas de todos os portes. Até mesmo pequenos negócios se beneficiam com essa ferramenta.
Em contrapartida, é importante refletir também de forma individual. Ou seja, se vale a pena contratar um cartão combustível, mesmo com toda a burocracia e novos gastos que podem acompanhar o serviço.
Por fim, essa modalidade de pagamento exclusivo para abastecimentos pode ser uma opção interessante. No entanto, deve ter uma avaliação completa sobre as alternativas. Para poder encontrar com sucesso o pacote de serviço com o melhor custo-benefício.
Leia também:
BS2 Tem Cartão de Crédito? Conheça e Entenda Como Funciona!
Cartão De Crédito Inter É Bom? Confira E Saiba Como Solicitar O Seu!