Você sabe o que é empreendedorismo jovem? Essa é uma tendência que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, principalmente quando se trata dos países em desenvolvimento.
Dessa forma, o empreendedorismo jovem é um fenômeno no qual os jovens demonstram iniciativas em sua capacidade de criar, desenvolver e gerenciar seu próprio negócio, assim, tendo total autonomia sobre ele.
Neste artigo entenda melhor como o empreendedorismo jovem funciona na prática, e por onde começar a fazer parte deste movimento ou até mesmo incentivá-lo para jovens que sejam próximos de você.
O que é empreendedorismo jovem?
Em primeiro lugar, atualmente, aproximadamente oito milhões de jovens brasileiros com faixa etária entre 18 e 24 anos de idade possuem seu próprio negócio, isso segundo um levantamento feito pelo Monitor Global do Empreendedorismo. Dessa forma, esse número representa o maior da história do empreendedorismo no Brasil e é conhecido popularmente como empreendedorismo jovem.
Sendo assim, o empreendedorismo jovem é o termo que foi dado aos empreendimentos formais comandados por pessoas que tenham entre 18 e 30 anos de idade. Além disso, os registros apontam que o crescimento desse fenômeno se deu por conta dos anos 2000.
Por mais que o empreendedorismo jovem exista desde a época da Revolução Industrial. A força que o empreendedorismo no universo jovem vem adquirindo ao longo do tempo está relacionada com a globalização no universo dos negócios.
Além do desenvolvimento das ferramentas tecnológicas que possibilita a criação de suas próprias oportunidades e ajuda a abrir espaço para a criação de novas empresas em diferentes setores do mercado. Por isso, saber o que é empreendedorismo é de extrema importância antes de colocar suas ideias em prática.
Inovação com o jovem empreendedor
A juventude, muitas vezes é considerada o motor da inovação, e encontra-se em uma posição única para conseguir desafiar as normas estabelecidas e assim abraçar ideias mais audaciosas. Frequentemente sendo guiados por uma mente mais inovadora, a juventude atual está em busca de soluções originais para problemas criados por gerações anteriores à atual.
A falta de experiência muitas vezes acaba se transformando em uma vantagem. Permitindo que vejam oportunidades onde outras pessoas podem encarar como obstáculos. Além disso, a nova geração empreendedora tem uma propensão natural para adotar novas tecnologias e tendências.
Assim, incorporando-as de forma mais eficiente em seus modelos de negócio. Sem contar que essa geração acabou crescendo em um ambiente digital no qual a conectividade e a rapidez já são consideradas naturais.
Desse modo, é normal ver jovens empreendedores começando a explorar diferentes setores como: tecnologia, sustentabilidade, inteligência artificial e blockchain.
Vantagens de ser um jovem empreendedor
Apesar dos desafios que surgem no decorrer do caminho, incentivar os jovens empreendedores neste caminho é fundamental. Além disso, como tudo na vida, isso também possui seus benefícios para os jovens e para a população em si, veja a seguir alguns deles:
- Geração de emprego e renda fixa, tanto para os próprios jovens proprietários do negócio quanto para outras pessoas que trabalham como funcionários;
- Inovação e a solução de problemas sociais, por meio de diversos produtos e serviços que atendem as necessidades e demandas de toda população;
- O desenvolvimento de novas habilidades como a liderança, criatividade, autoconfiança, resiliência e outros sentimentos que são fundamentais para o sucesso profissional e pessoal dos jovens que estão se tornando empreendedores.
Como apoiar o jovem durante esse processo?
Para conseguir abrir uma empresa e se desenvolver melhor, os novos empreendedores precisam de apoio e orientação das pessoas próximas. Uma dessas maneiras é oferecer recursos e serviços para os jovens que desejam começar a empreender. Além de cursos e outras formas de aprimorar cada vez mais para que eles possam aprender a gerenciar um negócio. Veja abaixo uma lista de quem também pode ajudar neste processo:
- Incubadoras: Elas podem oferecer capacitação necessária, infraestrutura e mentoria para quem está iniciando seu negócio e está em busca de um suporte;
- Aceleradoras: Fornecem investimento, capacitação e toda mentoria necessária para os jovens que já possuem seus negócios e desejam acelerar seu crescimento;
- Investidores: Pessoas ou instituições que oferecem capital financeiro em troca de uma pequena participação em seus negócios;
- Universidades: Instituições de ensino superior que ajudam a promover a pesquisa, inovação e a formação de novos jovens empreendedores;
- Organizações não governamentais: Entidades sem fins lucrativos que fazem projetos e programas de apoio;
- Governos: São instâncias públicas que criam leis, incentivos e políticas para facilitar e estimular cada vez mais o jovem;
- Mídias: Esses são os meios de comunicação que tem o intuito de divulgar histórias, oportunidades e os desafios do jovem empreendedor.
Curiosidade
Você sabia que o criador do famoso instagram é um dos maiores exemplos de empreendedorismo jovem? Dificilmente você encontrará um jovem sem uma conta criada no instagram, isso porque essa grande rede social surgiu com a premissa de fazer compartilhamento de fotos. E tem como seu principal fundador Kevin Systrom, um americano que na época do lançamento da rede social tinha apenas 26 anos.
Dessa forma, Kevin se formou na universidade de Stanford em ciências e engenharia. Desde sua infância ele era um grande apaixonado por tecnologia e fotografias. No ano de 2010 junto de Mike Krieger, ele lançou o instagram. A rede social que apenas dois anos depois foi vendida para o Facebook, por quase um bilhão de dólares.
Sendo assim, a ideia do aplicativo instagram surgiu de forma despretensiosa durante a faculdade, quando Systrom criou uma rede social com a temática voltada para fazer o compartilhamento de fotos. Com esse feito histórico.
Além de ter aparecido na lista dos 30 jovens com menos de 30 anos mais influentes em uma seleção feita pela Fortune. Atualmente, com 38 anos de idade, ele acumula uma fortuna estimada em cerca de 1,9 bilhão de dólares.
Conclusão sobre empreendedorismo jovem
Por fim, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho, acaba levando jovens adultos a buscarem no empreendimento uma maneira nova para conseguir ganhar dinheiro e conquistar sua tão sonhada e desejada liberdade financeira.
Os jovens empreendedores que possuem entre 18 e 30 anos de idade se destacam por conseguir gerenciar e utilizar sua criatividade para conseguir vender seus próprios produtos ou serviços e cuidar do seu negócio. Isso, independente de qual seja o tamanho dele, afinal, com o decorrer do tempo e dedicação e persistência um negócio tende a se desenvolver cada vez mais.
A maioria acaba abrindo uma empresa por necessidade ou falta de oportunidades no mercado de trabalho. Mas também existem aqueles que começam um negócio justamente pela oportunidade de empreender. Entre os setores disponíveis que os jovens mais ganham destaques estão o comércio, indústria, social, tecnologia e serviços.