Uma plataforma de e-commerce nada mais é do que um sistema que facilita o desenvolvimento da sua loja virtual, buscando aumentar as vendas online. Hoje existem muitas opções de sistemas no mercado. Logo, deve conhecer as melhores plataformas de e-commerce e ver qual a ideal para sua empresa.
Você que está lendo esse post, provavelmente já possui uma loja online ou cogita abrir uma. Isso é ótimo, principalmente por conta do comercial estarem em alta atualmente. Contudo, para conseguir um destaque em um mercado que cresce cada vez mais é importante que o seu comércio eletrônico tenha funcionalidades que somente as melhores plataformas fornecem.
Muitas das plataformas de comércio eletrônico que verá aqui, fornecem recursos excelentes mesmo na versão gratuita. Também há funcionalidades que poderiam ajudar muito seu negócio que exigem um investimento. Tudo depende do perfil da sua loja e do quanto está disposto a investir. Então vamos lá! Confira as melhores plataformas de e-commerce.
O que é uma plataforma de e-commerce?
Primordialmente, a plataforma de e-commerce se trata de um sistema que ajuda você a montar o seu site com mais tranquilidade, também auxilia em todo o processo de vendas. Ela oferece toda uma estrutura que permite agilizar o processo e ter a loja funcionado rapidamente.
Ainda assim, é possível criar uma loja virtual sem a utilização de uma plataforma de comércio eletrônico, isso leva muito tempo e seu investimento pode acabar sendo mais alto, por necessitar de muitas pessoas para realizarem serviços no site.
Tipos de plataforma de loja virtual
Em primeiro lugar, existem 2 tipos de plataforma, o Open Source e SaaS, ambos servem para a mesma finalidade, mas, são para públicos diferentes.
- Open Source: esse é o software de código aberto, isso significa que todo o design do e-commerce é realizado através da programação. O que acaba sendo até vantajoso tendo em vista que a possibilidade para variação na aparência do site é maior. No entanto, optar por esse tipo de plataformas sem ter conhecimento em TI, dificulta a criação da loja. Pode contratar um especialista em programação, mas, terá que gastar mais.
- SaaS: abreviação de software as a servisse, diferente do outro, este permite que você efetue toda a personalização de sua loja virtual sem saber nada de programação. Por conta disso, há uma limitação maior nas funcionalidades que pode utilizar. Ainda assim, o processo será mais rápido e menos custoso utilizando esse mecanismo. Então, tudo depende do quanto planeja gastar para criar seu e-commerce.
O que a melhor plataforma de e-commerce precisa ter?
Existem 5 pilares que deve analisar ao definir qual plataforma de comércio contratará. Caso elas não atendam a um dos requisitos citados abaixo é um sinal para você não adquirir a plataforma.
1. Sistema fácil de utilizar
A plataforma deve ser fácil de utilizar e também deve proporcionar uma excelente experiência ao usuário, isso envolve principalmente agilidade no carregamento das páginas e também nos cuidados com o layout.
2. Segurança
O sistema de segurança da plataforma de e-commerce deve ser robusto, os dados precisam estar protegidos para conseguir se defender caso tentem roubar a loja virtual
3. Fornece vários meios de pagamento
Hoje uma loja virtual que não disponibiliza uma das formas de pagamento já está sujeita a perder muitas vendas. É importante buscar atender a todos os públicos, desde a pessoa que quer comprar no cartão de crédito ou até aquela que faz a transferência via Pix.
4. Permite a customização do site
Você já encontrou sites extremamente parecidos? Pois é, isso acontece porque utilizavam uma plataforma que não permite uma customização mais aprofundada. Ter um site atrativo é algo fundamental, principalmente para conversar com o público-alvo. Caso a plataforma não permita isso, é um grande indicativo que deve escolher outra.
5. Suporte Rápido
Ter que recorrer à empresa para resolver algum problema no site é algo extremamente comum e para que isso seja feito da forma certa, é obrigatório que o suporte, seja de qualidade.
3 Melhores Plataformas de e-commerce
Aqui mencionaremos plataformas de e-commerce, tanto aquelas de sistema open source, quanto SaaS
1- Melhores plataformas de e-commerce: Shopify
A Shopify é uma das plataformas que não precisa de conhecimento em programação para mexer. A empresa surgiu em 2004 e visa entregar facilidade a pessoa que quer criar uma loja online. Hoje ela é a plataforma mais utilizada por donos de comércio eletrônico, dominando o mercado em mais de 175 países.
Ademais, a Shopify conseguiu atingir esse sucesso por conta de atender aos requisitos para ser a melhor plataforma de e-commerce. Hoje ela conta com diversas empresas, desde pequenos varejistas até grandes marcas como a Nestlé. Fatores esses que mostram por que ela é hoje a maior plataforma do mercado.
2- Oracle Commerce
A Oracle Commerce é uma grande plataforma, conhecida por facilitar a utilização de sistemas que em regra, seriam complexos. Ela consegue fazer toda uma conexão que facilita a experiência do usuário no comércio eletrônico.
3- Melhores plataformas de e-commerce: Adobe Commerce
Hoje a Adobe Commerce é a maior plataforma para e-commerce open source. Ela sempre busca inovar e facilitar os processos para os programadores disponibilizando novas alternativas para desenvolvimento dos projetos.
Para quem tem uma verba maior e planeja criar um site totalmente customizável, sem dúvida essa é a melhor plataforma para e-commerce.
Conclusão sobre a melhores plataformaa de e-commerce
Para escolher uma plataforma de e-commerce é fundamental que ela atenda aos requisitos mencionados, se não atender algum, procure outra.
Além disso, é fundamental que procure uma plataforma que corresponda com a verba disponível para criação da loja. Independente se almeja. Uma das opções mencionadas anteriormente será ideal para montar o e-commerce.
Hoje com a grande expansão do mercado de comércio eletrônico é fundamental se diferenciar dos demais. Um dos principais fatores para isso é o design, mas também é preciso se aprofundar nos conhecimentos sobre marketing digital, pois, a divulgação da loja é um fator tão importante quanto a escolha da melhor plataforma.
Compartilhe o artigo com um amigo que pondera abrir um e-commerce e não sabe qual sistema escolher