Carregando sua Recomendação...

Como Funciona a ID Jovem: Vantagens, Quem Pode e Muito Mais!

como funciona a ID Jovem

Saber como funciona a ID Jovem é bem mais simples do que se imagina. Pois, conhecer como funciona e o que é esse documento é algo muito importante e necessário para os dias de hoje facilitando a vida dos jovens que buscam um emprego. Ainda mais aqueles que buscam o seu primieiro.

Além disso, quando pensamos sobre como funciona a ID Jovem e quais são seus diferencias para outras plataformas, é bom que saiba exatamente todas as funções que o app oferece para que ususfrua de todos os benefícios proporcionados.

Sendo assim, ao aprender como funciona a ID Jovem e quais as vantagens que oferece para todos os jovens do Brasil é muito importante para melhorar o dia a dia de todos. Então, fique até o final desse artigo conheça mais sobre como funciona a ID Jovem e para que ele serve, suas vantagens e muitos detalhes. Confira!

O que é e como funciona a ID Jovem?

Afinal, o que é e como funciona a ID Jovem? Antes de qualquer coisa, a ID Jovem é um documento concedido aos jovens de baixa renda na faixa etária de 15 a 29 anos de idade. Mas para aproveitar as vantagens oferecidas ao entender como funciona a ID Jovem, é preciso que o jovem seja o titular do CadÚnico ou faça parte de uma família que tenha tal inscrição como acontece sobre o que é Auxílio Gás ou Auxílio Brasil. 

ID Jovem
ID Jovem (Foto: Reprodução)

Além disso, o programa é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e é para facilitar ainda mais a vida dos jovens brasileiros.

De acordo com a chefe da SNJ, Emily Coelho, o estatuto estabelece que o jovem tem direito à cultura, incluindo a livre criação, o acesso aos bens e serviços culturais e a participação nas decisões de política cultural, à identidade e diversidade cultural e à memória social e por isso é bom saber como funciona a ID Jovem

Como funciona a ID Jovem: Quem tem direito?

Por outro lado, além de entender como funciona a ID Jovem é bom que saiba também mais sobre quem tem esse direito. Em resumo, destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos.

E também inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Além disso, para o cadastro também é preciso se adequar as seguintes condições:

  • A princípio, estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal;
  • Estar com seu cadastrado no Cadastro Único atualizado. Caso não esteja, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade;
  • Aliás, a renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos;
  • Ter em mão o seu número de NIS (Número de Identificação Social). Caso não tenha, consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.

É bom também destacar que não é uma condição obrigatória você ser estudante para ter acesso ao benefício.

Como pedir o ID Jovem?

Em contrapartida, o ID Jovem pedido por meio do app oficial ID Jovem 2.0, disponível apenas para Android, ou por meio do site do benefício.  Além disso, o benefício tem prazo de validade de 6 meses, mas através do app é possível renovar o documento de maneira simples e rápida. Esse processo é semelhante com o que acontece com o Empréstimo do Banco do Brasil.

Assim, para fazer o cadastro e emitir o documento, é necessário que o CadÚnico esteja atualizado. E que o número de Identificação Social (NIS) esteja em mãos. Tanto no site ou pelo App, informe os seguintes dados, como por exemplo:

  • Nome completo;
  • Nome da mãe;
  • Data de nascimento;
  • Número do NIS.

Logo depois disso, a carteirinha estará disponível e é só imprimir. Ou, se preferir, poderá mantê-la no celular em formato digital no app ao entender como funciona a ID Jovem para ser apresentada sempre que necessário.

Como usar esse documento?

Como explicamos acima, você pode utilizar o ID Jovem de forma impressa ou por meio do aplicativo, junto com um documento de identificação oficial com foto. O benefício usado para desconto ou gratuidade em transportes e também em eventos. Depois de aprender mais sobre como funciona a ID Jovem, para usar o benefício, você deve seguir os passos abaixo:

1 – Transportes

Em primeiro lugar, para fazer uso das vagas de graça ou com desconto de 50%, você pedirá um único bilhete de viagem. Nos pontos de venda da transportadora, com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha do serviço de transporte.

Assim, pedindo a emissão do bilhete de viagem de retorno. Observados os procedimentos da venda de bilhete de passagem ao aprender o que é a ID Jovem. Aliás, ao usar o ID Jovem você não faz reserva em mais de um horário para o mesmo dia e mesmo destino ou para horários e dias em que a viagem seja impraticável.

2 – Eventos – Como funciona a ID Jovem

No entanto, a carteira ID Jovem usada em exibições em cinemas, cineclubes, teatros, espetáculos musicais, de artes cênicas e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento da pessoa.

Isso tudo são promovidos por quaisquer entidades e feitos em estabelecimentos públicos ou particulares mediante cobrança de ingresso. Então, para conseguir os ingressos de graça ou desconto, vá até à bilheteria desses locais. Lá, apresentar o ID Jovem e um documento de identificação com foto e solicitar o ingresso.

Mas lembre-se que o benefício é pessoal e intransferível. Ou seja, o uso do benefício vale apenas para você, ele não pode ser utilizado para compra de mais ingressos para beneficiar outras pessoas.

Conclusão

Por fim, depois de entender mais sobre como funciona a ID Jovem, quais são as vantagens que esse beneficio oferece para uma determinada faixa de jovens do Brasil e quais são eles, será que é um bom investimento?

Primeiramente, se você cumpre com os requisitos de idade, renda familiar e está com seu cadastro único em dia, acesse o site ou baixe o app do ID Jovem para ter acesso ao benefício.

Sendo assim, além de ter acesso a mais opções de lazer, como cinemas e teatros, você também pode economizar ou até mesmo conseguir de graça se deslocar para outras regiões, seja para passear, estudar ou até mesmo trabalhar.

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.